Ambas as formas abaixo estão corretas, visto que a faca está sempre ao lado direito, o garfo sempre ao lado esquerdo, as taças à direita e o guardanapo ou em cima do prato ou ao lado esquerdo.
A disposição dos talheres à mesa deve ser de fora para dentro, seguindo a ordem de uso durante a refeição: nas duas extremidades, vão os talheres de entrada; depois, os de peixe (se algum prato com peixe for servido); por último, o garfo e a faca usados no prato principal.
Existem duas maneiras de usar os talheres à mesa: o jeito americano ou europeu. E isso depende da forma que o almoço ou jantar for servido. No jeito americano, você corta os alimentos com a faca na mão direita enquanto segura o garfo na mão esquerda.
Os talheres devem sempre ser posicionados de fora para dentro, na ordem em que os pratos serão servidos. Os talheres dispostos mais distantes do prato serão usados primeiro, e assim, sucessivamente. Na maioria das vezes, o garfo fica do lado esquerdo e a faca, do direito.
No início da refeição os talheres devem ficar posicionados como na imagem: o garfo do lado esquerdo do prato, e a faca do lado direito e com a serra virada para dentro. Toda vez que acontecer uma pausa na refeição, para conversar ou descansar, deve-se posicionar os talheres como na imagem abaixo.
Isso quer dizer que devemos segurar o garfo com a mão esquerda e a faca com a mão direita. Entretanto, não é errado cortar os alimentos com a mão direita e depois trocar de mão para comer, embora não seja a opção mais elegante. Por fim, coloque porções pequenas no garfo e jamais gesticule com os talheres na mão.
Se for usar garfo e colher, segure a colher na mão esquerda e o garfo na direita. Enfie o garfo no macarrão até alcançar a colher do outro lado. Segure a colher firmemente e gire o garfo até que nenhum fio esteja pendurado. Em seguida, leve o garfo até a boca.
Tradução: Para consumir um prato de espaguete, tagliatelle, fettuccine, etc, se deve usar SOMENTE o garfo, nunca cortar a massa com a faca e nem mesmo usar a colher para ajudar a enrolá-la.
Para servir massas com bastante molho, o prato fundo também é o mais indicado; prato raso: são os mais usados nas refeições principais.
O correto é segurar o hashi com a mão direita e usar a esquerda para levantar as tigelas de arroz e sopa para comer. Quando houver pratos que serão degustados por todos, terá um talher ou hashi para cada prato, onde você irá utilizá-lo para se servir.
Acerte: “O temaki deve ter um tamanho que possa ser consumido em 3 bocadas. Dessa maneira, a alga permanece crocante e perfeita”, ensina George. “Você também precisa sentir todos os ingredientes na mesma mordida”.
Os japoneses molham só um pedaço do peixe. O chef mostra como fazer isso de forma fácil: a gente deve deitar o sushi de lado. Um palito encosta no peixe e outro no fundo do sushi. É só rodar um pouquinho a mão e a gente consegue encostar somente o peixe no shoyu.
Os palitinhos são delicados e como tal não devem jamais perfurar os alimentos. Dizem os japoneses que os hashis não fazem parte da tradição de comer sushis e sashimis. Isso é um hábito ocidental.
Chamados kuai-tzu, os pauzinhos acabaram sendo levados por chineses também para o Japão, por volta do século VII, onde ganharam o nome de hashi. No início, os japoneses utilizavam o hashi somente para oferecer alimentos às divindades, pois as mãos eram consideradas impuras para tocar a comida dos deuses.
Entre as dicas de artesanato com hashi há também os quadrinhos feitos com hashi, que podem receber a cor que você quiser e a foto ou a imagem que você quiser. Mas você pode fazer muitos outros itens com hashi. Você pode fazer enfeites para copos, luminárias, jogo americano, entre muitos outros.
Não passe o alimento de um hashi para outro. Evite deixar o hashi apoiado no prato ou na tigela. Existem os descansos próprios para isso e que ficam sempre em paralelo ao prato. Caso eles não estejam disponíveis, você pode improvisar um usando a embalagem dos hashis.
Segurando o Hashi – Primeiro o pauzinho de baixo passa entre o polegar e o indicador e se apoia no dedo anelar. Depois com o dedo indicador, médio e polegar, segure o pauzinho de cima igual segura uma caneta. Agora é só abrir e fechar movimentando o pauzinho de cima usando os dedos indicador e médio.
O segredo para o sucesso é muito treinamento. Então, quanto mais você comer comida japonesa, melhor ficará no manuseio dos hashis. Quando você não estiver usando os hashis, ponha-os em frente a você sobre a mesa ou do lado esquerdo de um prato.
Método 2 de 4: Segurando os hashis
Os sushis não devem demorar a ser consumidos. Na hora de armazenar os sushis, eles ficam melhor se embalados em embalagem a vácuo, mas como são poucas pessoas que possuem uma maquina dessas em casa, coloque em um pote com tampa, e leve a geladeira, consuma em no máximo 3 dias.
Coloque a tábua ou outro utensílio de madeira em uma solução com 1 colher (sopa) de água sanitária + 2 xícaras (chá) de água quente + 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio; Deixe “de molho” de 15 a 20 minutos; Enxágue e seque bem.
Pegue seu primeiro hashi com o dedo médio e o polegar. Enrijeça sua mão para ter uma pegada firme. Permita que a extremidade larga do hashi descanse na curva de sua mão, onde o dedão e o indicador se ligam. Descanse a extremidade estreita entre a base do dedão e o lado do dedo indicador.
Esquente uma quantidade de água suficiente para deixar seus utensílios de molho. Coloque um pouco de água sanitária: são 2% de água sanitária para a quantidade total de água (4 litros de água para 8 ml de água sanitária, por exemplo). Deixe seus utensílios submersos por 20 minutos e depois enxágue muito bem!
Para realizar a limpeza, use um pano umedecido ou o lado macio de uma esponja, coloque algumas gotinhas de detergente e, então, é só esfregar o móvel. Em seguida, passe um pano seco e macio para remover o produto. Assim, você também tira o excesso de umidade e preserva melhor a madeira - prontinho!
Com cabo de madeira A higienização é a mesma que a dos talheres de inox, com uma ressalva: eles não podem ficar de molho ou dentro da pia por muito tempo, à espera da lavagem. Isso porque a madeira absorve rapidamente a água e pode apodrecer. Pela mesma razão, esse modelo não deve ser lavado na lava-louças.