Acerca, escrito junto, é um advérbio que significa que algo está próximo. É muito comum ser utilizado com a preposição “de”, formando assim uma locução prepositiva: acerca de. Nesse caso, é utilizado com o significado de sobre, a respeito de, com relação a, relativamente a, etc.
Para dizer que alguém conversa sobre algo ou a respeito de algum assunto deve-se usar a palavra “acerca”, escrita de forma junta. Essa palavra deve, também, ser usada para expressar sentido de proximidade; vizinho a algo; quanto a; e relativamente. Em alguns casos pode assumir o lugar de “quase”.
33 sinônimos de acerca para 3 sentidos da palavra acerca: Acerca de: 1 a respeito de, sobre, quanto a, relativamente a, em relação a, com relação a, no que se refere a, no que diz respeito a, no que respeita a, no que concerne a, no tocante a.
1 por esse motivo, por essa razão, por causa disso, à vista disso, em vista disso, em razão disso, em função disso, diante disso, posto isto, isto posto, assim sendo, sendo assim, dado isso, desse modo, dessa maneira, dessa forma, dessarte, destarte, assim, logo, por conseguinte, portanto, então, daí, por consequência, ...
No que se refere a: 1 no que se refere a, no que diz respeito a, em relação a, relativamente a, com relação a, no que respeita a, no que concerne a, com respeito a, a respeito de, acerca de, no que tange a, no tocante a.
Sinônimo de relação
Professora Taila J. Olá, Giovanna. A primeira frase está correta, pois o "assim" é uma conjunção conclusiva, com isso, ela deve ser separada por vírgulas. Outras conjunções, devem ser separadas por vírgulas. Por exemplo: com isso, dessa forma, portanto, nesse sentido, logo, assim, por conseguinte, etc.
A ligação de dois núcleos de sujeito no singular por "bem como", "da mesma forma que" e outras expressões semelhantes - "como", "assim como", "do mesmo modo que", "não só" e "tanto... como" - ensejará a flexão do verbo para o plural quando restar evidenciada a ideia adição.
Não se deve pôr vírgula a seguir à locução conjuntiva assim como, nem a seguir a qualquer outra conjunção. No entanto, se, após a conjunção, tivermos de introduzir uma expressão entre vírgulas, naturalmente que vai aparecer uma. Exemplo: «A Ana indicou que podia vender a caixa, assim como, sabes disso, o seu conteúdo.»