Precipitação• Ocorre quando a força gravitacional supera a força quemantém a umidade suspensa; então, a umidade atinge o solosob a forma líquida (chuva, chuvisco) ou sólida (granizo,sob a forma líquida (chuva, chuvisco) ou sólida (granizo,neve).
Formas de precipitação: chuva, neve, granizo, orvalho e geada, sendo que os dois últimos ocorrem por deposição na superfície terrestre. Existem três principais tipos de chuvas, que estão relacionados com fatores que a originaram.
Resposta. É a deposição de áqua para a superfície da Terra , sob a forma de chuva , neve, gelo ou granizo . Todos os valores de precipitação são expressos em milímetros (mm) de áqua líquida equivalente para o intervalo de tempo precedente (ou em polegadas).
Os principais tipos são: chuva frontal, chuva convectiva e chuva orográfica. Tipos de chuva correspondem às diferentes classificações de precipitação.
As barreiras orográficas podem ser apresentadas como qualquer tipo de relevo ou ainda de entrave de ordem natural ou artificial que impeça a passagem de ventos ou ainda de massas de ar.
O efeito orográfico refere-se a uma relação existente entre a atmosfera e a superfície terrestre. Assim, esta pesquisa teve como objetivo principal fazer uma análise da distribuição da pluviosidade ao longo de um transecto de 18,8 quilômetros de extensão, entre os municípios de Fundão e Santa Teresa...
As chuvas convectivas também ocorrem na estação chuvosa, dos climas tropicais. No Brasil as regiões do centro-oeste e sudeste estão sujeitas a esse fenômeno. É aquela chuva rápida e intensa que ocorre no final da tarde em muitas cidades brasileiras.
A chuva ácida pode ter origem natural ou antrópica. Os principais geradores naturais de chuva ácida são os vulcões, que emitem à atmosfera gases, partículas, compostos de enxofre e poeira; e os processos biológicos ocorridos nos solos, pântanos e oceanos, além da respiração animal e vegetal.
COMO EVITAR A CHUVA ÁCIDA?