A modulação é a técnica onde as características da portadora (sinal que é modulado) são modificadas com a finalidade de transmitir as informações, sendo feitas as alterações combinadas de frequência, amplitude ou fase, conforme pode ser observado respectivamente, na Figura 2.
Também denominada modulação discreta ou codificada. Utilizada em casos em que se está interessado em transmitir uma forma de onda ou mensagem, que faz parte de um conjunto finito de valores discretos representando um código.
Também classificada como modulação de onda contínua (CW), na qual a portadora é uma onda cosenoidal, e o sinal modulante é um sinal analógico ou contínuo. Tratando-se de um processo contínuo, a modulação CW é conveniente para este tipo de sinal. ...
Modulação é o processo no qual a informação transmitida numa comunicação é adicionada a ondas eletromagnéticas. O transmissor adiciona a informação numa onda especial de tal forma que poderá ser recuperada na outra parte através de um processo reverso chamado demodulação.
A maioria dos sinais, da forma como são fornecidos pelo transdutor, não podem ser enviados diretamente através dos canais de transmissão. Consequentemente, uma onda portadora cujas propriedades são mais convenientes aos meios de transmissão, é modificada para representar a mensagem a ser enviada.
A modulação analógica de dados analógicos consiste em combinar sinais de forma a permitir que a transmissão no meio físico seja mais eficiente. Como visto na transmissão digital, aqui também podemos utilizar amplitude (AM), fase (PM) e freqüência (FM).
A modulação em frequência (FM) transmite a informação através da variação da frequência instantânea da portadora. Como vimos, na modulação AM a frequência era mantida fixa e a amplitude variava conforme o sinal a ser enviado, já na modulação FM a amplitude é mantida fixa e a frequência é alterada.
Para facilitar a transmissão do sinal através dos meios físicos, e adequar as frequências aos sistemas de comunicação, se utiliza a chamada onda portadora, em cima da qual viaja o sinal a ser transmitido. ... W, é a frequência angular da portadora W = 2*PI*f (onde f é a frequência da onda em Hertz).
substantivo masculino Pessoa que carrega ou que conduz alguma coisa; carregador. Aquele que leva algo para algum lugar: portador de correspondência.
A radiofrequência nada mais é do que uma onda eletromagnética com frequência entre 30 mil e 3 milhões de ciclos/seg (30 KHz a 3000 KHz), ou seja, no espectro de frequência das ondas de rádio.
Está em oposição com a modulação em amplitude, na qual a amplitude da portadora varia enquanto a frequência permanece constante. ... A Modulação em frequência é conhecida como modulação em fase quando a modulação em fase da portadora é a integral do tempo do sinal FM.
➢ Existem diferentes tipos de modulações digitais: ➢ ASK - Modulação em Amplitude; ➢ FSK - Modulação em Frequência; ➢ PSK - Modulação em Fase; ➢ DPSK - Modulação em Fase Diferencial; ➢ QAM - Modulação em Amplitude e fase. ➢ É uma das modulações mais simples.
A este nível, a codificação refere-se ao modo como os sinais são introduzidos no meio físico de transmissão e ao formato como eles são transmitidos nesse meio físico. ... A modulação é efectuada no momento da emissão dos sinais e a demodulação no momento da sua recepção.
Devido a portadora senoidal ter três parâmetros : Amplitude, Freqüência e Fase, existem três formas básicas de modulação : Modulação em Amplitude ( AM ), modulação em freqüência ( FM ) e modulação em fase ( PM Phase Modulation ).
TDM (Multiplexação por divisão de tempo) e FDM (Multiplexação por divisão de frequência) são as duas técnicas de multiplexação. A diferença comum entre TDM e FDM é que o TDM compartilha a escala de tempo dos diferentes sinais; Enquanto o FDM compartilha a escala de frequência dos diferentes sinais.
O processo de modulação consiste numa operação realizada sobre o sinal ou dados a transmitir e que produz um sinal apropriado para a transmissão sobre o meio de transmissão em causa. ... Um exemplo da utilização desta solução é o da transmissão de voz entre os telefones e as centrais da rede telefónica convencional.
A modulação QAM pode ser: 4 QAM, 16 QAM, 32 QAM, 64 QAM, 128 QAM, 256 QAM, 512 QAM, 1024 QAM, 2048 QAM, 4096 QAM ou mais densas. No Brasil é utilizado a modulação QAM 256 pela NET, nas transmissões de sinal digital para TV, internet 4G e conexões via radio-satélite.
Um MER menos do que de DB aproximadamente 31 é motivo de preocupação, ao executar o 256-QAM. Se o ruído de impulsos é uma edição no a jusante, a seguir rio abaixo intercalar pode ser aumentada a 64, da configuração padrão de 32.
Neste tipo de modulação, a característica da onda portadora que vai variar é a fase, deixando a amplitude e a freqüência constantes. ... Esta modulação também é conhecida como BPSK (Binary Phase Shift Keying).
O percentual de modulação e o índice de modulação são o mesmo para o AM e FM pois ambos expressam uma porcentagem. O percentual de modulação em FM é definido como o desvio em freqüência da portadora ( δ ) dividido pelo máximo desvio em frequência da portadora, expresso como porcentagem.