Manteiga e os níveis de colesterol
Segundo a nutricionista Noadia Lobão, da FidBo, a margarina pode fazer mal à saúde e, por isso, seu consumo não é recomendável: - A margarina era feita a partir da hidrogenação de óleos vegetais, ricas em gorduras trans.
A margarina, como é actualmente concebida, e os cremes vegetais para barrar têm benefícios claros para a saúde, graças às suas gorduras essenciais, como os ómegas 3 e 6, e as vitaminas A, D e E.
Margarina é saudável? Veja como escolher a melhor opção
Aliada a hábitos de vida saudáveis*, Becel Pro Activ pode reduzir seu colesterol. Isso porque Becel Pro Activ contém fitoesteróis que auxiliam na redução da absorção do colesterol, diminuindo os níveis de LDL (o colesterol ruim).
QUAL A MELHOR MANTEIGA?? A resposta é bem clara – Manteiga Extra sem sal é sem dúvida a melhor (na minha opinião a única) escolha. A manteiga para ser qualificada de extra deve ter no mínimo 82% de gordura, conforme o rótulo abaixo.
50%
Descrição do Produto. 65% de lipídios. Porção de 10g (1 colher de sopa) = 59 kcal.
Marca de margarina da Perdigão ganha nova fórmula. Menininha marcou época com o slogan 'Claybom. Nhac, nhac bom'. A 'Menininha Nhac' da Claybom voltou.
Hippolyte Mège-Mouriès
Margarina - Feita principalmente à base de gordura vegetal com um pouco de gordura do leite (até 3%), teor de gordura em torno de 85%. Inicialmente continha maior proporção de gorduras trans produzidas na hidrogenação parcial.
A primeira fábrica de margarina apareceu na Holanda no ano de 1871. A partir daí a Europa passou a consumir a margarina, mesmo quando a manteiga retornou com abundância ao mercado.
A margarina é um produto industrializado, feito a partir da hidrogenação parcial de óleos vegetais, um processo químico em que o hidrogênio é adicionado aos óleos vegetais, tornando-se gordura, a chamada gordura hidrogenada. Seu sabor e textura são muito similares aos da manteiga, mas são produtos distintos.
Produzida por meio do batimento do creme de leite, que é a nata do leite, a manteiga é um alimento rico em gorduras saturadas e colesterol. Já a margarina é obtida a partir de óleos vegetais que são ricos em gorduras insaturadas.
Os óleos vegetais são ricos em gorduras insaturadas, já as gorduras de origem animal além do colesterol são ricas em gorduras saturadas, tidas pelos médicos e nutricionistas como vilãs da saúde. Além disso, a margarina é bem menos calórica que a manteiga.
A manteiga é um alimento rico em gorduras e sua ingestão em excesso está comprovadamente associado a riscos para a saúde. Portanto, deve ser consumido com moderação.
O correto é manter a manteiga dentro da geladeira para impedir a proliferação de bactérias, mas isso acaba deixando o alimento com uma textura mais durinha. Mas nada de deixar a manteiga fora da geladeira para derreter!
Dê preferência a margarinas com fitoesteróis que ajudam na redução do colesterol. A Becel pro-active é um exemplo. Os fitoesterois contêm substâncias antioxidantes e estudos recentes têm indicado a importância deles para quem quer controlar as taxas de colesterol no organismo.