Nem mesmo o país de origem da calopsita é no continente europeu! A calopsita é uma ave nativa da Austrália, na Oceania. Da ordem dos psitacídeos (como os papagaios), ela pertence à família das cacatuas, também naturais do continente austral.
Características. As calopsitas são aves geralmente dóceis que podem ser conservadas como animal de estimação. São bastante ativas e emitem gritos, assobiam e muitas chegam até a imitar sons que ouvem com frequência (ex.: seu nome, ou alguma outra palavra que ouve constantemente).
No seu ambiente natural da Austrália estas aves costumam viver em bando ou pares, e até voar grandes distâncias em busca de comida e água. Além disso, procuram sempre viver à beira de rios, lagos, córregos e etc.
Cacatua
As mutações da calopsita são classificadas da seguinte forma :
Calopsita comum: é a tradicional calopsita com rosto amarelo e bochechas laranjas bem marcadas. Pode ser subdividida em diferentes tipos, de acordo com a coloração do restante do corpo, como lutina (branco), cinza, canela (cinza amarronzado) e pérola (cinza com pintas brancas);