Como saber qual o meu biotipo (tipo de corpo)? Basta medir a parte mais fina do punho. Uma das melhores fórmulas foi criada por John McCallum. Ela se baseia na medida dos perímetros do corpo.
A avaliação do somatotipo pode ser empregada tanto para homens quanto para mulheres, e pode ser divido em: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo. Uma vez com essa classificação, pode-se até indicar o melhor tipo de treino de cada indivíduo. De acordo com o somatotipo, podemos dizer como está o nosso corpo atualmente.
O somatótipo é uma teoria da técnica de classificação corporal extremamente importante para entendermos porque certos indivíduos são melhores jogadores de basquete e outros melhores corredores fundistas (longa distância).
Um indivíduo ectomorfo caracteriza-se por apresentar metabolismo mais acelerado e que possuem uma dificuldade acentuada no ganho de peso. Visto que essas pessoas queimam rapidamente calorias e aparentam ser bastante magras e de ossos pouco densos.
Indivíduos com baixa porcentagem de gordura e músculos pouco desenvolvidos. ... Indivíduos que ao fazerem uma dieta os músculos crescem rapidamente.
Geralmente pessoas com um peso normal apresentam a combinação de endomorfo e ectomorfo ou ectomorfo e mesomorfo. Os endo-mesomorfos geralmente são meio gordos ou meio atléticos e ganham massa muscular com agilidade. Para eles o recomendado é um treno de intensidade alta e muita agilidade.
São na maioria das vezes descritos como pessoas de corpos atléticos. Um indivíduo com esse tipo físico, normalmente tem um corpo magro com muita facilidade em ganhar massa muscular. A maioria dos mesomorfos tem a cintura baixa, estreita e ombros largos. Possuem uma mandíbula quadrada e maçãs do rosto proeminentes.
Endomorfo. Este tipo de corpo feminino é mais curvilíneo e algumas vezes é associado ao formato de uma pêra, com uma estrutura maior, quadris largos e maior porcentagem de gordura corporal, porém com ombros, tornozelos e pulsos mais estreitos. Nesse caso, uma boa dica de esporte é o levantamento de peso.
Ela foi desenvolvida inicialmente em 1940, pelo psicologista estadunidense William Herbert Sheldon, que dividiu a estrutura física do ser humano em três condições diferenciadas: Endomorfia (adiposidade), Mesomorfia (muscularidade) e Ectomorfia (magreza), definindo determinadas características físicas que as diferenciam ...
Biotipo ectomorfo “Os ectomorfos apresentam grande capacidade de resistência e consumo de energia e dificuldade em desenvolver massa muscular”, analisa Wilkison. Por outro lado, não sofrem com acúmulo de gordura, já que seu metabolismo é mais acelerado.