A matriz orgânica da dentina é sintetizada por células semelhantes a osteoblastos (nos dentes recebem o nome de odontoblastos) e revestem a superfície interna da dentina, separando-a da polpa dentária.
A polpa dentária é constituída de tecido conjuntivo frouxo, semelhante a de outras partes do organismo. Os odontoblastos, células presentes na superfície pulpar, são responsáveis pela formação da dentina e também fazem parte da sua estrutura. ... Palavras chave: polpa dental, inflamação pulpar, mastócitos, pulpite.
Formação do cemento (cementogenese): A cementogénese ocorre quando há desintegração da bainha radicular de Hertwig. A desintegração da bainha permite que as células indiferenciadas do saco dentário contactem com a superfície dentinária, induzindo a diferenciação destas células em cementoblastos imaturos.
O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.
O ligamento periodontal é inervado por ramos do nervo trigémio. As terminações nervosas encontram-se entre as fibras do ligamento periodontal.