Explicação: O objeto de estudo da psicologia do consumo são os processos do consumo associados aos modos de viver dos sujeitos e considera o consumo como determinante para a constituição das relações sociais.
Foi nesse ponto que a teoria psicanalítica foi chamada a ajudar nas relações entre psicologia e consumo, especialmente no que diz respeito à maneira como aplicar os conhecimentos do “inconsciente freudiano” ao ato de compra.
Como você já deve imaginar, a psicologia do consumidor nada mais é do que compreender a percepção que os consumidores apresentam em relação às suas decisões de compra. Nesse sentido, por meio dos conceitos psicológicos, podemos identificar quais são os gatilhos mentais que fazem um cliente realizar uma aquisição.
Neuromarketing é um campo de estudo que une o Marketing à Neurociência. Em linhas gerais, prevê o comportamento do consumidor tendo como base o processamento de informação pelo cérebro e pode identificar o impacto emocional do produto. O Neuromarketing vai ao encontro do Marketing 3.
A aplicação do neuromarketing pode potencializar os resultados de seu negócio. O motivo é bem simples: ao entender o quê, de fato, influencia o consumidor a definir uma compra, você tem a possibilidade de realizar ações que explorem esse aspecto.
Para aplicar o neuromarketing dentro das estratégias de divulgação da sua empresa, é necessário compreender que todo o processo de decisão de compra ocorre, em grande parte das vezes, no subconsciente do consumidor. Os neurologistas descobriram que 95% das ações dos seres humanos vêm do cérebro inconsciente.
O neuromarketing ajuda a compreender melhor a mente dos seus consumidores, inclusive as questões do subconsciente, que nem sempre estão visíveis nas tradicionais pesquisas de mercado.
Os gatilhos mentais são agentes externos capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto. Em outras palavras, são estímulos que agem diretamente no cérebro.
10 gatilhos mentais e como eles atuam no marketing
Índice de conteúdo
Os gatilhos mentais agem como facilitadores do nosso cérebro, no momento em que estamos prestes a decidir algo ou tomar alguma decisão. O gatilho mental nada mais é do que uma técnica de persuasão que se relaciona com as emoções e percepções sociais.
Para ativar esse gatilho em seu negócio, use depoimentos de clientes, número de pesquisa de mercado, imagens de pessoas usando seu produto ou serviço, redes sociais, número de leitores do site etc.
Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas. A maioria das decisões que a gente toma não são lógicas.
Enquanto a escassez pode ser mais abrangente, a urgência foca somente na medida de tempo. Por isso, esse segundo gatilho se aplica mais à frases como “É só hoje”, “Essa oferta expira em X horas”, “Corra que é só até amanhã”, “Compre agora”, e por aí vai.
Um desses estudos mostra como a mente reage quando alguma coisa está prestes a acontecer. O lance é que o cérebro começa a antecipar isso. Se uma pessoa sabe que vai sentir dor – olhando uma injeção, por exemplo – as áreas do cérebro ligadas ao processamento dessa sensação são ativadas antes mesmo da picada da agulha.
Para utilizar este gatilho mental, é importante transmitir segurança, mostrar que você é especialista no assunto que você se propõe a falar. Uma forma de reforçar sua autoridade é mostrar depoimentos de pessoas que já compraram os seus produtos e/ou serviços e tiveram ótimos resultados com ele.
Olha só quais são elas:
Saiba como despertar o interesse em um homem em 10 passos
Envolva-o com seu olhar, como se estive analisando-o, trave um olhar firme combinando com seu sorriso brilhante por alguns segundos em direção ao seu homem, e depois desvie o olhar. Um bom contato visual fará com que ele dêum jeito de falar com você.
Quando ele comentar algo, se interesse genuinamente. Continue a conversa sobre algo que ele falou, elogie alguma atitude que ele teve, queira saber mais. A conexão é criada através de experiências compartilhadas. Quanto mais experiências intensas ocorrem, mais rapidamente ocorre a conexão.
Homens revelam sete atitudes que garantem o segundo encontro
Vá além da atração física.
Sempre nos apegamos a alguém, mas existe um jeito rápido e simples de evitar esse sentimento.
Como não se iludir: conselhos básicos
Como Conquistar um Homem Difícil em 10 Passos Simples
O que fazer quando ele está fechado para um relacionamento sério
Como Seduzir um Homem Pelo WhatsApp Passo a Passo