crossorigin="anonymous">
A crítica social e a análise psicológica das personagens revelam a fase realista de Machado de Assis. O comportamento, as atitudes, os interesses, as relações sociais e o egoísmo humano são colocados em pauta. A loucura e a sanidade apresentam uma linha tênue na visão do autor.
Simão Bacamarte
O verdadeiro Simão Bacamarte, personagem criado pelo genial Machado de Assis, é um médico que conquistou respeito no Brasil e no exterior e que, de volta à sua terra natal, Itaguaí, dedicou-se aos estudos de psiquiatria, construindo na cidade um manicômio batizado como Casa Verde, que abrigou, inicialmente, os loucos ...
O Dr. Simão Bacamarte deu início à obra e no frontispício da Casa de Saúde fez gravar frase atribuída ao Profeta Maomé, que teria respeitado os loucos, dado que deles, por poder divino, fora retirado o juízo, exatamente para que não pecassem.
Certo dia o Dr. Bacamarte resolve se dedicar aos estudos da psiquiatria e constrói em Itaguaí, um manicômio chamado Casa Verde para abrigar todos os loucos da cidade e região.
Significado de Alienista substantivo masculino e feminino Psiquiatra; médico que se especializou no diagnóstico e tratamento de pessoas acometidas por doenças mentais. adjetivo Que está relacionado com o tratamento de pessoas com problemas mentais.
No século XIX, quando a psiquiatria ainda era uma ciência pouco reconhecida, especialistas em doenças mentais eram chamados de alienistas. Daí o título "The Alienist", que nada tem a ver com Machado de Assis.
A Temática desse livro é a loucura, onde é uma eterna reflexão entre a razão, o saber e a insanidade, mostra como é o poder da palavra e da ciência em relação com a sociedade. Machado de Assis questiona nesse livro as teorias científicas evolucionistas e positivistas.
No livro O Alienista, por meio da personagem principal, Machado critica as questões éticas do ser humano na época em que estava vivendo, não só uma crítica ao estudo da psicologia humana, como uma crítica ao governo e ao comportamento social da época também, o qual pela falta de conhecimento e entendimento, fomentava a ...
Publicado no jornal A ESTAÇÂO entre 1881 e 1882, a temática central conduz o leitor a uma eterna reflexão sobre os limites entre a insanidade e a razão; o poder da palavra, a loucura da ciência e as relações estabelecidas na sociedade do período.
Clímax: Deu-se quando a própria esposa do alienista, extremamente preocupada com joias e vestidos, a ponto de não conseguir dormir por não saber como iria numa festa, acaba sendo internada.Ao mesmo tempo em que era a prova de que Bacamarte não tinha intenções egoístas, pois até a própria esposa tinha se tornado vítima.
A história se passa na vila de Itaguaí e tem como protagonista o grande médico Dr. Simão Bacamarte. O narrador descreve o doutor como o maior médico do Brasil, de Portugal e das Espanhas.
Realmente, a visão organicista implica colocar o doente mental em posição de objeto de investigação, pois se baseia em uma operação intelectual a partir do qual o psíquico é considerado como coisa, no sentido cartesiano de res extensa. Tal operação exige, do ponto de vista psicológico, dissociação e distanciamento.
Pinel defendia a cura da loucura por meio do chamado "tratamento moral"¹, que consistia em uma ampla pedagogia normalizadora com horários e rotina rigidamente estabelecidos, medicamentos receitados somente pelo médico e atividades de trabalho e lazer.