O Lucro Econômico é considerado como a receita total menos todos os custos de oportunidade da produção dos bens e serviços vendidos. Já o Lucro Contábil é a receita total menos custos explícitos, sendo essa a forma como um contador mede o lucro da empresa. ...
Lucro (do termo latino lucru), em sentido amplo, é todo ganho ou vantagem obtidos. No campo mais estrito da economia, é o retorno positivo de um investimento, deduzido dos gastos que este exigiu. ... O lucro econômico é, portanto, o retorno ao proprietário do capital social, dinheiro ou títulos investidos inicialmente.
O lucro contábil é o resultado financeiro dado pela receita total menos os custos explícitos de uma empresa, conforme apurado pela contabilidade.
Por isso é sempre bom frisar: o lucro é o total de dinheiro que sobra após os recebimentos e pagamento das despesas e o fluxo de caixa é quando você realmente recebe o dinheiro e efetua os pagamentos.
O lucro econômico é a diferença entre a receita da empresa e os custos de oportunidade. ... O lucro contábil (que também é conhecido como resultado financeiro), por sua vez, é mais direto. Ele considera apenas a matemática do cálculo onde o lucro é o resultado da receita total menos os custos explícitos totais.
Resposta. O lucro você ganha a mais do que gastou e o prejuízo você ganha abaixo do que gastou.
O Lucro Normal é o valor que o proprietário mantém de uma determinada atividade, o valor que exceder do lucro normal passa a ser chamado de Lucro Extraordinário é onde as receitas superam os lucros.
De acordo com a Receita Federal, o Lucro Real é entendido como o próprio lucro tributável, com o objetivo de apurar o Imposto de Renda em distinção do lucro líquido que é apurado contabilmente, ou seja, a tributação das alíquotas acontecerá somente após a apuração do lucro, e não sobre o faturamento. ...
Como se calcula o LAJIR Para calcular o lucro operacional de uma empresa, basta subtrair da receita líquida todas as despesas operacionais. A fórmula que pode ser usada é a seguinte: LAJIR = Receita de Vendas - Custos Fixos Totais - Custos Variáveis Totais.
Com isso, são utilizados no calculo os lucros anteriores e posteriores aos pagamentos de juros, relacionados na fórmula:
Para calcularmos o lucro operacional de uma companhia a partir de um demonstrativo de resultados (DRE) poderemos partir de duas formas: