De um modo geral, o neoliberalismo agrava a má distribuição de renda, causando efeitos perversos e negativos no cenário social brasileiro. Ou seja, há um aumento ainda mais acentuado da pobreza, desencadeando anda mais violência, discriminação e desigualdade.
Como comentado, estudar economia é útil porque ajuda você a compreender o cenário econômico. Assim, terá mais ciência se alguma área corre o risco de piorar ou se tem chances de ganhos extraordinários. Dessa forma, você pode analisar as opções e ver oportunidades, além de pensar no melhor momento para agir.
Basicamente, o Neoliberalismo (criado na metade do século 20) representa uma escola econômica que prega a ideia de que o Estado deve intervir minimamente na economia de uma nação. Nessa perspectiva, a atuação do Estado deve ser voltada para a normatização das regras regulação dos agentes econômicos.
No estudo das relações internacionais, a prerrogativa neoliberal para o sistema Internacional defende a livre concorrência e o livre comércio a nível mundial, de modo que haja a derrubada de barreiras econômicas entre os países.
Origem e a Escola Austríaca As origens do que hoje se chama neoliberalismo nos remetem à Escola Austríaca, nos finais do século XIX, com o Prêmio de Ciências Econômicas Friedrich von Hayek, considerado o propositor da sua base filosófica e econômica, e Ludwig von Mises.