Os vulcões formam-se nas zonas de convergência, ou seja, nas regiões onde há o choque entre as placas tectônicas (que se encontram sob o material magmático). O acúmulo da pressão provocado pela movimentação das placas provoca a descarga de energia e, consequentemente, a erupção vulcânica.
O vulcanismo é um fenômeno geológico natural, ocorre por meio da alta pressão e temperatura presente no interior da Terra, onde há a expulsão de lava, cinza, gases, poeira, etc.. Consequências: Destrói imóveis por perto, destrói zonas, provoca mortes..
Isso é devido a liberação dos gases, fumaça, explosões, dentre outros. As lavas expelidas podem destruir tudo o que encontrar em seu caminho, entretanto, se por um lado elas são destrutivas por outro formam ilhas e contribuem na formação do relevo.
Os rios que circundam as áreas vulcânicas apresentam águas quentes e se tornam pontos turísticos. Os pontos negativos dos vulcões estão ligados ao clima, além de cinzas que geram danos a saúde dos seres vivos. As lavas podem destruir toda cidade e acarretar em mortes.
Benefícios do vulcanismo Solos férteis. Produção de energia elétrica em centrais geotérmicas. Produção de betão resistente a partir de lava. Estâncias termais.
Os vulcões não trazem junto com ele apenas seu poder destrutivo, mas trazem também consigo um benefício enorme à paisagem local. Os solos derivados de atividade vulcânica são extremamente férteis por causa de seus nutrientes minerais, por exemplo.
De modo geral, há dois tipos principais de erupções vulcânicas:
Vulcões são estruturas geológicas constituídas de massa de rocha fundida, devido às altas temperaturas em seu interior. Basicamente representam uma abertura na superfície terrestre capaz de expelir material magmático e gases vindos do interior do planeta.
Quando o reservatório do vulcão está muito cheio de magma, liberado pela abertura entre uma placa e outra, pode haver uma erupção. O magma, depois de expelido pela chaminé do vulcão, passa a ser chamado de lava. A formação e a erupção de um vulcão ocorrem graças ao choque das placas tectônicas (veja a ilustração).
Existem aproximadamente 1.
No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.
Monte Vesúvio
Mauna Loa
monte Tambora
Para saber mais sobre o assunto, por curiosidade ou para se prevenir, preparamos uma lista dos 10 maiores vulcões ativos na atualidade.
Krakatoa ou Cracatoa (em indonésio: Krakatau) é uma ilha vulcânica situada no estreito de Sunda entre as ilhas de Java e Sumatra, na província indonésia de Lampung. ... Em 1927, uma nova ilha, Anak Krakatau, ou "Criança de Krakatoa", emergiu da caldeira formada em 1883 e é a localização atual da atividade eruptiva.
Lampung
Indonésia