A segunda geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1853 a 1869. Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo. ... Por isso, essa geração ficou conhecida também por “Geração Byroniana”.
Álvares de Azevedo é um poeta da segunda geração romântica. Ele nasceu em 12 de setembro de 1831 e faleceu em 25 de abril de 1852. Era um poeta romântico típico, pois se entregou à melancolia, ao isolamento e ao tédio, enquanto vivia e escrevia suas obras.
Inicialmente, romântico era tudo aquilo que se opunha a clássico. Ou seja, passa a valorizar o caráter popular, o folclore e o que é nacional. O indivíduo passa a ser o centro das atenções, apelando para a imaginação e para os sentimentos, resultando uma interpretação subjetiva da realidade.
O autor pertenceu à 2ª fase do romantismo brasileiro e buscava inspiração no poeta britânico Lord Byron. O amor inalcançável e o pessimismo são temas constantes nas obras do escritor brasileiro. Escolhido por Coelho Neto, Álvares de Azevedo é o patrono da cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Álvares de Azevedo (1831-1852) fez parte da segunda geração romântica, também conhecida como Geração “Mal do Século”, que caracteriza-se principalmente por pessimismo, egocentrismo e a exaltação da morte.
a) ( ) é conhecida também com byroniana ou ultrarromântica por possuir uma visão pessimista e decadente da vida e da sociedade. Possui como características o sofrimento amoroso, a valorização da morte, a tristeza, a melancolia e o misticismo. b) ( ) é conhecida também como condoreira.
Resposta: No Brasil, o poeta influenciou a segunda fase do romantismo, ou geração do mal-do-século. Inspirado por Lord Byron, Álvares de Azevedo foi um dos principais nomes do período, que ficou marcado pelo pessimismo, pela melancolia e fuga da realidade.
Fundamentos teóricos
O principal fato histórico que permeia o Romantismo no Brasil é a chegada da Família Real portuguesa, em 1808. Nesse período, o país deixou oficialmente de ser uma colônia de exploração e passou a ser a sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, uma série de modernizações começou a ocorrer no país.
Temas como o índio, a exaltação da natureza, os regionalismos e a realidade social do país são muito explorados pelos autores românticos. Com a Independência do Brasil, efetivada em 7 de setembro de 1822, os escritores desse período buscam a autonomia da literatura, retomando diversos aspectos da cultura brasileira.
Movimento literário, artístico e filosófico do século XIX O movimento romântico explorou o lirismo, a subjetividade, a emoção e a valorização do “eu”. Além disso, o romantismo brasileiro apresentou características próprias do nacionalismo, fuga da realidade, culto ao índio.
O Romantismo no Brasil: a literatura se torna popular e importante para a sociedade brasileira. ... A poesia exalta a natureza tão explorada pelos colonizadores, faz a sociedade se reconhecer como cidadão. Além disso, o Romantismo trouxe uma enorme carga de sentimentos, como amor, patriotismo e valor.
Sentimentalismo exacerbado; Nacionalismo; Idealização do amor e da mulher; Tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).