- são os custos sobre os quais o gestor e empregado não têm gestão; - se gestor e empregado não têm poder para autorizá-los, não podem ser responsabilizados pelo monitoramento e controle; - Exemplos: depreciação, aluguel da fábrica, energia elétrica (parte fixa), manutenção (parte fixa).
Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (000) e 20% para os produtos Y e Z (5..
Todos os gastos relativos à produção da empresa, e que não estejam enquadrados como gastos com Material Direto ou Mão de Obra Direta, são denominados CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO (conhecidos pela sigla CIF).
A sigla CIF (Cost, Insurance and Freight) significa "custo, seguro e frete". Nesse tipo de negociação internacional, a responsabilidade pelo pagamento do seguro e do frete é do fornecedor, sendo esse o responsável por todos os custos e riscos com a entrega da mercadoria, incluindo o frete marítimo.
VMLD (valor CIF) Trata-se do Valor da Mercadoria no Local de Descarga. É o valor do VMLE acrescido do frete e do seguro. Também conhecido como valor CIF. Isso significa dizer que quando uma mercadoria sai do exterior o seu valor é o VMLE, ou valor FOB.
8) VALOR TOTAL DA NF-E de importação Na importação, o valor da NF-e será: Valor dos Produtos + Outras Despesas + IPI + ICMS.
O Valor Total da NF será o somatório de: IPI, se alíquota positiva; PIS – importação; COFINS – importação; Despesas (Demais gastos que incorreram no processo de importação).
Passo a passo para fazer a Nota Fiscal de Importação
Como emitir nota fiscal de produtos importados? Confira 4 passos para nacionalizar mercadorias com segurança
O cálculo do ICMS é o resultado do preço do produto multiplicado pela alíquota praticada no estado de origem, isto é, o imposto já está embutido no preço final do produto. Para itens básicos, como arroz e feijão, temos uma alíquota de 7%.
ICMS/GO - Projeto do Governo de Goiás que reduz ICMS do arroz e do feijão de 17% para 12% é aprovado na Assembleia.
ICMS do Ceará se mantém em 17%
A alíquota de 7% subiu para 9,4% e de 12% para 13,3%. O aumento das alíquotas do ICMS no Estado de São Paulo em vigor desde o dia 15 de janeiro de 2021, foi provocado pela criação da figura do complemento de ICMS (Decreto n° e não afeta as alíquotas interestaduais.
SP – ALÍQUOTAS INTERNAS DO ICMS
Através do Decreto nº o governo do Estado de São Paulo aumentou as alíquotas de ICMS de 7% para 9,4% e de 12% para 13,3%. O aumento da carga tributária do ICMS no Estado de São Paulo faz parte do Pacote de Ajuste Fiscal, aprovado pela Lei nº