Os medicamentos de uso tópico são os medicamentos que são aplicados, passados, gotejados ou borrifados na superfície da pele. O termo cosmético é empregado para designar produtos que são aplicados para melhorar a aparência da pele, sem no entanto mudar sua estrutura.
A aplicação tópica é um modo eficaz de se utilizar os óleos essenciais, porque assim que são absorvidos pela pele, permanecem na região aplicada, permitindo aos usuários alcançar benefícios em uma área localizada.
A massagem com óleos essenciais tem efeito muito eficaz na pele, músculos e tecidos conjuntivos e promove relaxamento, energização e equilíbrio. Para utilizar a aromaterapia na massagem, é preciso diluir os óleos essenciais em algum óleo vegetal de qualidade, como óleo de coco, de linhaça, abacate, entre outros.
Por isso o óleo essencial não deve ser aplicado diretamente sobre a pele. Todo óleo essencial deve ser diluído. É aí que entram os co-protagonistas desse universo: os chamados veículos carreadores, para a diluição dos OEs.
Pegue uma toalha e coloque de duas a cinco gotas de óleo essencial, coloque com pressão sobre a região dolorida e espere 15 minutos. Para usar na pele, seja direta ou indiretamente, conheça a procedência do seu óleo e procure comprar sempre de marcas confiáveis, aprovadas em testes dermatológicos.
Como Usar os Óleos Essenciais para Tratamento Facial Separe 5 ml de óleo carreador (mais ou menos uma colher de sobremesa) e adicione 2 gotas do seu óleo essencial preferido. Misture bem e passe no rosto. Massageie por alguns minutos e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, lave o rosto.
Eles atuam em nosso organismo restaurando a energia curativa e proporcionando o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Os óleos essenciais são encontrados em várias plantas na forma de pequenas gotas entre as células, onde agem como hormônios reguladores e catalisadores.
Aplicações da aromaterapia Existem diversos métodos de aplicação da aromaterapia, como pulverização e difusão aérea dos óleos essenciais, inalação, aplicação de compressas, banhos aromáticos e massagens.
A aromaterapia baseia-se no uso de óleos essenciais, produtos naturais complexos e altamente concentrados. Esses óleos essenciais são extraídos de raízes, troncos, folhas, flores e sementes de plantas aromáticas.
Para quem ainda não conhece, a aromaterapia é uma prática terapêutica que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo. Além disso, ajuda a promover a saúde física, mental e o bem-estar.
Agora você já sabe que os 3 melhores óleos essenciais do mercado são:
Eles podem acalmar, estimular, conservar alimentos, cicatrizar, desinfetar e até atuar como inseticida, fungicida, bactericida, repelente e agente de limpeza natural, só é preciso ficar atento às propriedades de cada tipo de óleo essencial.
Os óleos essenciais dão às plantas seus aromas distintos, oferecem proteção a elas e desempenham um papel importante em sua polinização. A natureza de um óleo essencial varia de planta para planta, dentro de famílias botânicas, e de espécie para espécie.