Aproximando-se do polo norte de um ímã o polo sul de outro ímã, nota-se uma atração. A partir da figura acima, podemos enunciar a lei da força magnética: Polos da mesma natureza se repelem e de naturezas diferentes se atraem.
Os ímãs atraem objetos que contêm ferro, aço, níquel ou cobalto. ... Isso ocorre porque todo ímã tem duas extremidades opostas, chamadas de polos: o polo norte e o polo sul. O polo norte de um ímã atrai o polo sul de outro ímã, mas repele seu polo norte. Da mesma forma, o polo sul atrai o polo norte, mas repele o polo sul.
Verificado por especialistas Os ímãs têm como uma de suas propriedades, a inseparabilidade. Essa propriedade permite que toda vez que cortamos ou quebramos um ímã, independente do ponto, passa a serem criados dois novos ímãs. ... Essa região em que percebemos a força de atração de um ímã é chamada de campo magnético.
Resposta. Ao pegarmos dois ímãs e ao aproximarmos eles uns dos outros, eles podem atrair-se ou repelir-se. ... Já o fenômeno da repulsão acontece quando aproximamos dois ímãs com polos magnéticos de nomes iguais, ou seja pólos magnéticos de mesmo nome se repelem.
A Lei física de atração/repulsão de cargas elétricas diz: 1 - Cargas iguais se repelem ; 2 - Cargas diferentes se atraem. Então, se os ímãs são aproximados com polos magnéticos opostos ou seja, cargas elétricas opostas, eles irão atrair-se.
Se um ímã se mover livremente, um de seus polos se alinhará com o polo norte geográfico terrestre, esse é o polo norte do ímã, e o outro polo se alinhará com o polo sul geográfico, sendo assim denominado polo sul do ímã. É por esse motivo que os polos são denominados de polo norte ou polo sul.
Os ímãs possuem polaridade os que os fazem se atrair, com isso, pólos iguais se repelem enquanto pólos diferentes se atraem. Nesse sentido, mesmo que tem - se separar um ímã ainda assim irá existir duas polaridades que terão as mesmas propriedade do ímã original, ou seja, não é possível separar os pólos de um ímã.