Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica. “Corrosão” é um termo químico bastante empregado no cotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material causado pela ação do meio.
Os processos corrosivos denominados de corrosão seletiva são aqueles em que se tenha a formação de um par galvânico devido a grande diferença de nobreza entre dois elementos de uma liga metálica. Os dois principais tipos de corrosão seletiva são a grafítica e a dezincificação.
A galvanoplastia é um processo químico ou eletroquímico em que uma fina camada de metal é empregada sobre a superfície de um objeto, metálico ou não. Esta técnica visa conferir a estas peças proteção contra desgastes devido à sua manipulação, utilização rotineira e a corrosão.
Tanto a oxidação quanto a corrosão e ferrugem acontecem por meio do contato da superfície do metal ferroso com o oxigênio presente no ar ou na água. O ideal é que os metais estejam sempre protegidos (com tinta, galvanização a frio ou lubrificantes, por exemplo) para evitar o início do problema.
Para fazer a oxidação do ferro, o material precisa ser uma peça crua, sem qualquer tipo de tratamento de superfície (galvanização, cromação, niquelação) ou pintura. Para obter uma oxidação completa na ferro, deve-se remover toda a oleosidade da peça. Use uma estopa com thinner e passe em toda a superfície da peça.
Muita gente tem dúvidas em como pintar essa parte de plástico, e a resposta é uma só: Se você mesmo for fazer em casa e não tiver um compressor, a tinta spray é a melhor solução. A pintura fica mais uniforme, sem marcas de pincel e o resultado é mais próximo das geladeiras originalmente amarelas,rs.
Uma forma simples de limpar a energia e atrair dinheiro é utilizando sal grosso e canela.
Para evitar o enferrujamento de superfície de inox é essencial tomar alguns cuidados no dia-a-dia. São eles: Secar bem a superfície após fazer a limpeza, pois a umidade causa a formação de ferrugem. Utilizar produtos adequados para fazer a limpeza, assim, você evita que substâncias corrosivas danifiquem o inox.
Se você quer evitar danos ao inox e aumentar a durabilidade da sua geladeira é indicado tomar alguns cuidados durante o processo de limpeza:
A recomendação é usar materiais como aço inox, e também usar pinturas especiais contra a corrosão. Utilizando algumas camadas de verniz protetor já aumentam a resistência desse material.
Assim como o vinagre, o bicarbonato consegue eliminar sujeiras com mais facilidade e faz com que a ferrugem solte sem muito esforço. O ideal é que você faça uma mistura com 1 xícara de água + 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, misture e, então, aplique no local enferrujado.
*Misture 3 colheres de sopa de bicarbonato e uma colher de água. A mistura desses ingredientes vai formar uma pasta semelhante ao creme dental que usamos no dia a dia. Aplique esse composto em um pano macio e esfregue nos talheres. Assim que a sujeira sair, lave os talheres com água morna e seque com pano seco e limpo.