A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. Se essa distribuição for simétrica, a molécula será apolar, mas se for assimétrica, sendo que uma das partes da molécula possui maior densidade eletrônica, então se trata de uma molécula polar.
5) (UFSCar-2001) É molécula polar: C2H6. 1,2-dicloroetano. ... Nesse caso teríamos que C2H6 e o ciclopropano não poderiam ser polares, já que ambos são hidrocarbonetos mas ainda restariam 1,2-dicloroetano, CH3Cl e p-diclorobenzeno, todos possuem elementos diferentes de C e H.
Resposta. E o enxofre é mais eletronegativo portanto os átomos de enxofre vão puxar os elétrons do carbono para perto deles criando dois vetores de mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos, o que faz com que se anulem e o CS2 seja apolar.
A água é uma molécula "polar", o que quer dizer que ela tem uma distribuição desigual da densidade de elétrons. A água tem uma carga negativa parcial ( ) junto ao átomo de oxigênio, por causa dos pares de elétrons não-compartilhados, e tem cargas positivas parciais ( ) junto aos átomos de hidrogênio.
Apesar de ele ser um elemento considerado não metal, ele possui apenas um elétron em sua eletrosfera, não podendo simplesmente doar esse elétron para o cloro. O que ocorre portanto é um compartilhamento do elétron do hidrogênio e do cloro através de uma ligação covalente, o que estabiliza ambos os elementos.
Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar. ...
Um bom exemplo de ligação covalente polar é a molécula de HCl. Nesse caso, o átomo de cloro, por ter maior eletronegatividade que o átomo de hidrogênio, atrai com mais força o elétron que está sendo compartilhado, dando origem, assim, a um pólo negativo (consequentemente criando um outro positivo) na ligação.
São três os principais tipos de ligação química: Ligação Iônica – perda ou ganho de elétrons, dois íons carregados com cargas opostas (átomos em desequilíbrio elétrico) se ligam e formam compostos iônicos que são constituídos de cátions e ânions. Toda ligação iônica é polar.
Resposta. d) Polar (átomos iguais). portanto o Flúor é o mais eletronegativo.
A ligação B-Cl é mais polar porque a diferença de eletronegatividade entre Cl e B é: 3,0-2,0= 1,0 A diferença de eletronegatividade entre cloro e carbono é: 3,0 - 2,5 = 0,5. Então a ligação B-Cl é mais polar. Alternativa 3: A ligação P-F é menos polar do que a ligação P-Cl.