EQST

Quais So As Principais Correntes Tericas Da Psicologia?

Quais são as principais correntes teóricas da psicologia?

Nesse sentido, os teóricos objetivam suas ações na tentativa construir um corpo teórico consistente, buscando o reconhecimento, enfim, da Psicologia como ciência. É neste cenário investigativo que surgem três correntes teóricas: o Funcionalismo, o Estruturalismo e o Associacionismo...

Como a epistemologia pode contribuir para a psicologia em termos de produção do conhecimento e prática profissional?

A Psicologia deve ser compreendida como uma ciência de epistemologia plural, que deve oferecer um currículo integrador, que forma um profissional generalista por meio da flexibilização de seu currículo, da articulação de seus diversos atores em prol da legitimação de metodologias e discursos interdisciplinares, atentos ...

O que é nativismo na psicologia?

O inatismo ou nativismo refere-se a hereditariedade do sujeito. Suas características são determinadas desde o seu nascimento. A hereditariedade permite argumentar que o sujeito é basicamente bom/mau/racional, ativo ou passivo em sua relação com o meio.

Quais ideias inatas de Descartes são criticadas por Locke e por quê?

O objetivo mais puro da obra é saber qual a origem e alcance do conhecimento humano. Locke critica a doutrina das ideias inatas de Descartes, afirmando que a alma é como uma tábula rasa, tábua sem inscrições, como um papel em branco. O conhecimento começaria, então, somente a partir da experiência sensível.

O que é ideia para Locke?

O que Locke diz é que somente a experiência nos fornece as ideias que habitam nossos pensamentos. Em outras palavras, que o conhecimento tem um início externo, fora do homem. Ideias, segundo o filósofo inglês, são os objetos do conhecimento, isto é, a matéria da qual o conhecimento é formado.

Como se chama a teoria do entendimento humano?

Então de acordo com Locke o Empirismo busca compreender as coisas de uma forma metodológica, sistemática e crítica. ... No Ensaio acerca do Entendimento Humano (An Essay concerning Human Understanding), de 1690, Locke defende que a experiência é a fonte do conhecimento, que depois se desenvolve por esforço da razão.

Como Locke compreende a política e o homem dentro dela?

A deposição de um rei por descontentamento popular foi ao encontro das idéias que Locke expôs no Segundo Tratado sobre o Governo. Na obra, o filósofo defende que a administração do Estado se sustenta num pacto social entre o rei e o povo, tendo em vista o bem-comum.