substantivo feminino Ação ou efeito de estimar, ter apreço, afeição, amizade; afeto. Sentimento de amizade, de apreço em relação a outra pessoa. Cálculo aproximado; estimativa: a empresa estima prejuízos recordes. Apreciação em relação a alguém por motivos de orgulho profissional.
Os esquimós são os povos indígenas que habitam tradicionalmente regiões em torno do Círculo Polar Ártico (povos circumpolares), no extremo norte da Terra, como a Sibéria oriental (Rússia), o norte do Alasca, do Canadá e a Groenlândia.
Os inuítes (também chamados de inuit) são os membros da nação indígena esquimó que habitam as regiões árticas do Canadá, do Alasca e da Gronelândia.
AdjetivoEditar
Iglu é uma casa de inverno ou moradia de caça dos esquimós (ou inuítes) do Canadá e da Groenlândia. A palavra “iglu” vem de igdlu, que significa casa. Este iglu tem iluminação interna.
Os iglus são uma forma de construção habitacional efémera feita por inuítes, edificação mais prevalecente na região do Árctico Central, Canadá e a área de Thule da Groenlândia. Outros povos inuit tendiam a usar a neve para isolar suas casas, que foram construídas a partir de osso de baleia.
A palavra “esquimó” se refere a grupos étnicos que ocupam o extremo norte do planeta desde 5 mil a.C. Atualmente, são cerca de 150 mil pessoas, ocupando uma faixa litorânea com cerca de 3 mil km de extensão, que cobre a Sibéria, o Alasca, o norte do Canadá e a Groenlândia.
Um iglu pode ser quente porque: Os blocos de neve compacta bloqueiam o vento gélido, que muitas vezes faz com que a sensação de frio seja maior; A neve e o gelo funcionam como um isolante, prendendo o calor humano dentro do iglu; A capacidade de isolamento melhora alguns dias após a construção.
Estima-se que, quando mesmo com um frio externo chegando a -45 °C, um iglu consegue manter a temperatura interna de -7 °C a 16 °C. Com o calor, parte do gelo ainda derrete internamente, reforçando as arestas entre os tijolos de gelo e ajudando na retenção do calor.
O calor do lugar Ou seja: um iglu pode significar a diferença entre a vida ou a morte quando a temperatura é de 20 graus abaixo de zero. Legenda da foto, Para fugir do frio extremo, uma casa de neve? Os pais inuítes ensinam aos filhos ainda pequenos como construir essas casas tão peculiares.
Iglu é uma construção feita de neve e gelo, usada como abrigo contra o frio extremo em regiões polares. Os iglus são tradicionalmente usados pelos esquimós, para se protegerem das baixas temperaturas quando saem para caçar, por exemplo. ... Os esquimós costumam construir os iglus em locais onde o mar está congelado.
O iglu não derrete porque a temperatura do lado de fora é muito baixa e dentro consegue se manter mais aquecida por alguns motivos: - Calor humano constante; ... Há também fatores como a forma que o iglu é construído, que diminui superfície de contato.
A água é um péssimo condutor térmico. ... Então onde em um lugar onde a temperatura é muito baixa construir com gelo é uma vantagem pois o frio que está do lado de fora não entra no iglu e o calor que está dentro não sai, já que a água não é um bom condutor de temperatura.
Quanto ao banho, como eu já suspeitava eles não tomam banho todos os dias, e para tomar eles aquecem a neve em fogoes a lenha e se banham, eles não tomam banho todos os dias para não retirar a gordura natural do corpo, já que essa ajuda a esquentar o frio.
Os esquimós representam um povo nômade que vivem sob temperaturas de até -45 °C; podemos encontrá-los na costa continental norte canadense, na costa leste da Groenlândia, no litoral continental do Alasca e na Sibéria, bem como nas ilhas do Mar de Bering e do norte do Canadá.
Para se cumprimentar, os esquimós tocam-se uns nos outros com a pontinha do nariz. ... Segundo a professora e consultora de etiqueta empresarial Elisabeth Farina Guirao, eles recorrem ao nariz, pois é uma das únicas partes do corpo que não fica coberta de roupas.
Ao contrário do que podemos pensar, os esquimós não vivem o tempo todo em casas feitas de blocos de gelo. Normalmente, eles moram em construções de madeira com telhados inclinados para impedir o desabamento por causa do excesso de neve.
Tem como costumes o fato de serem rápidos e corredores, o que gerou até apelidos para eles, correndo descalços e percorrendo longas distâncias.
Cordova, Alasca, 26 de outubro de 1934 – Devido à susceptibilidade à tuberculose e outras doenças, a expectativa de vida média do esquimó do Alasca é de somente 20 anos e sua raça está fadada à extinção dentro de poucas gerações a menos que a ciência médica moderna venha a seu auxílio.