Parte das competições de atletismo é composta por modalidades de arremesso. São elas: arremesso do peso, lançamento do disco, lançamento do martelo e lançamento do dardo.
O arremesso é a ação final de uma jogada ofensiva. Esse é o momento no qual, ao realizar um movimento coordenado de braços e pernas, o jogador lança a bola em direção à tabela, com o intuito de converter a cesta no aro.
O arremesso de jump utiliza as duas mãos em sua execução, onde uma das mãos segura a bola (posicionada abaixo da bola) e realiza o lançamento, e a outra mão auxilia na sustentação da bola (posicionada ao lado da bola) (OKAZAKI, 2004).
Para que o drible funcione corretamente, o jogador deve controlar a bola, tapeando-a contra o piso da quadra ou lançando-a para outro atleta. Ele não pode permitir que o adversário toque na bola ou tire-a de seu poder. No entanto, o drible chega ao fim quando a bola é segurada entre as mãos ou com uma única mão.
O drible é um fundamento que compreende o momento em que o jogador se desloca em quadra com a posse da bola, quicando-a sobre o solo com uma das mãos.
Existem dois tipos de dribles no basquetebol, sendo em diversos tipos de manuseio da bola. - Primeiro drible : Drible de proteção, serve para abrir as linhas de passe e garantir a posse de bola. -Segundo drible : Drible de progressão, fundamentalmente utilizado para o avançar no terreno de jogo.
Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo.
A diferenca dos dois é que o drible é feito com a posse de bola no início do lance, já a finta é feita sem a posse bola e chamada também dedrible de corpo.
O drible: é quique da bola no sol. Finta: É fingir, enganar o adversário com algum drible ou outro fundamento. Ex: Fingir q vai arremessar a bola, correr, tocar.
Os dribles se classificam em dois tipos: de progressão, em que o jogador avança em velocidade, e de proteção, em que o jogador executa o drible de costas ou de lado para o jogador adversário, protegendo a posse de bola.
O passe, consiste basicamente em passar a bola para outro jogador. O chute é o ato de bater na bola com os pés de objetivando um destino.
Passe é quando você passa a bola para algum de seus companheiros, chute é quando você chuta para o gol, ou para qualquer lugar da quadra.
Chute: O chute no futsal é o ato de enviar a bola em direção à meta/gol da equipe adversária com a intenção de marcar um gol. O chute pode ser dado com várias partes do pé: de bico; peito do pé; face interna do pé; face externa do pé e de calcanhar.
O passe pelo chão é o mais utilizado em uma partida de futsal pela rapidez exigida do jogo: pelo chão a bola “corre” mais rápido e por isso tem menor possibilidade de ser roubada pelo adversário.
1. um passe consiste basicamente em passar a bola para outro jogador. Para realizá-lo é necessário ter visão de jogo e precisão para acertar a direção e a força necessária para que seu passe não seja interceptado.