Em se tratando de posições relativas entre duas circunferências, elas podem ser: tangentes, secantes, externas, internas ou concêntricas.
Se um ponto P(xP ,yP) do plano não pertence à circunferência, a distância do centro até ele é maior ou menor que o raio. Se a distância entre O e P for maior que o raio, podemos afirmar que P é exterior à circunferência. Se a distância entre O e P for menor que o raio, então P é interior à circunferência.
As posições relativas entre duas retas são as formas como essas retas podem interagir no plano. As possíveis posições relativas são: paralelas, concorrentes e coincidentes. Uma reta é um conjunto de pontos.
Resposta. Retas concorrentes tem um mesmo ponto em comum, ou seja elas se cruzam. Retas oblíquas são as retas concorrentes quando se cortam em um ângulo diferente de 90º. Retas perpendiculares são as retas concorrentes que se cruzam em 90º.
Os instrumentos mais conhecidos que são utilizados para medir segmentos de reta são: régua, trena e fita métrica. Já o resultado proveniente da Geometria Analítica depende da localização dos pontos A e B e baseia-se no cálculo do comprimento da hipotenusa de um triângulo retângulo.
dois segmentos são paralelos se estão em um mesmo plano e não possuem qualquer ponto em comum.
A expressão "traçar um paralelo" significa estabelecer uma relação entre duas ou mais coisas, isto é, ver o que estas coisas possuem em comum. Veja o exemplo: "Precisamos traçar um paralelo entre nossas atitudes e os resultados que a empresa alcançou.