A Caderneta da Gestante (CG) é o documento mais completo e de mais fácil acesso que se tem sobre a gestação. É um instrumento fundamental para o registro de todos os procedimentos e exames realizados, bem como para monitorar a evolução da gestação.
O que é o Cartão da Gestante? É um cartão de papel no qual o obstetra deve registrar as consultas de pré-natal e anotar os principais dados de acompanhamento da gestação.
Calendário de vacinas para gestantes | Vacinas recomendadas
É por isso que as gestantes fazem o pré-natal e todo um acompanhamento durante a gestação. É fundamental que mamãe e bebê sejam protegidos nesse período maravilhoso....São consideradas:
Mesmo com esquema completo (três doses da vacina) e/ou reforço em dia, a gestante deverá receber uma dose de dTpa a cada gestação. Em todos os casos, após completar o esquema, é necessário administrar uma dose de reforço a cada 10 anos.
Vacinas recomendadas: Tríplice bacteriana (dTpa – Difteria, Tétano e Coqueluche): A vacina deve ser tomada a partir da 20ª semana de gestação e repetida a cada gravidez; Gripe: Protege contra os principais tipos de vírus influenza, que provocam a gripe.
“Se a gestante não tem ou não sabe se o esquema de tétano está completo, ela deve ser vacinada com 2 doses da dT e 1 dose da dTpa (sendo esta, entre 27 e 36 semanas).
Esta é a dTpa, ou tríplice bacteriana acelular do tipo adulto, que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche. A dTpa é uma das vacinas previstas no Calendário de Vacinação das Gestantes e deve ser aplicada nas futuras mães a partir da 20ª semana de gestação, com uma dose somente.
Efeitos e eventos adversos: Em crianças com até 9 anos podem ocorrer: irritabilidade, sonolência, reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço) e fadiga em mais de 10% dos vacinados. Até 10% podem manifestar falta de apetite, dor de cabeça, diarreia, vômito e febre.
E um recado final: grávidas não devem desprezar os imunizantes contra outras doenças. As vacinas aprovadas para gestantes, como a Tríplice Bacteriana (tétano, difteria coqueluche) e a contra gripe, são comprovadamente seguras e importantíssimas para a mulher e o bebê.
Calendário básico de vacinação (crianças) - 2012
As mais comuns são dor e enduração no local da injeção. Outros sintomas que podem estar presentes são febre nas primeiras 24 horas após a vacinação, fadiga, tontura, irritabilidade e desconforto gastrointestinal leve.
Essa vacina do posto protege contra 5 tipos de doenças: difteria, tétano, coqueluche celular, haemophilus tipo b e a Hepatite B em uma picada. Para ter a mesma proteção da hexavalente, é necessário mais uma vacina, a de Poliomielite. No total são 2 picadas e 6 doenças. 3 doses com 2, 4 e 6 meses de idade.
2As reações mais comuns da vacina de varicela são: febre, vermelhidão, erupção cutânea entre 10 a 21 dias após ter tomado a vacina. 3A maioria das crianças que recebem a vacina pneumocócica podem ter reações como irritabilidade que é o sintoma mais comum.
“Normalmente, orientamos medicar o pequeno com o antitérmico que a criança está habituada, alternando banhos e oferecer hidratação oral”, orienta Bedoni. Caso a região onde a criança ou bebê tomou a vacina fique dolorida uma boa opção é fazer compressas de água fria, a camomila também é orientada, no local.
Como aliviar as reações mais comuns das vacinas
A reação da vacina pentavalente costuma durar até 72 horas (três dias).
Para baixar a febre do bebê é aconselhado:
A batata puxa o calor para si, abaixando a temperatura corporal. Você pode também cortar uma batata lavada ao meio e colocá-la diretamente na testa da pessoa com febre; isso também irá baixar febre.