O administrador hospitalar é o responsável por planejar, organizar e gerenciar hospitais públicos, privados, clínicas médicas e afins. ... Entre diversas áreas do ramo da saúde, a administração também é essencial para garantir a organização e a ordem no trabalho de grandes hospitais, clínicas e redes de saúde regionais.
A administração é a área da ciência responsável por gerir os recursos humanos e materiais da empresa para extrair o maior valor de cada um deles. Para isso, há quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Para os engenheiros, a administração pode salvar as grandes construções, pois o abandono de obras privadas e públicas é relativamente comum e resultado da falta de planejamento. A capacidade de administrar um empreendimento pode ser complementada pelos conhecimentos adquiridos nesse curso.
Conheça 5 boas práticas para a administração de hospitais
A administração hospitalar funciona a partir de uma estrutura semelhante a qualquer outra organização. Isso envolve equipe multidisciplinar, divisão em setores, funções e responsabilidades, além do atendimento ao cliente – neste caso, ao paciente.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o hospital é um organizador de caráter médico-social, que deve garantir assistência médica, tanto curativa como preventiva, para a população, além de ser um centro de medicina e pesquisa.
Hospital ou Nosocômio é um local destinado ao atendimento de doentes para proporcionar o diagnóstico, que pode ser de vários tipos (laboratorial, clínico, cinesiológico-funcional) e o tratamento necessário.
Os hospitais são sistemas de saúde integrantes de uma rede de serviços de atenção à saúde e desempenham papel importante, pois promovem a saúde e oferecem a assistência médica continuada e integrada, Além de dispor de recursos de diagnóstico e tratamento para buscar atender a demanda do usuário.