Erikson acreditava que quando os cuidadores são ausentes, inconscientes ou rejeitam a criança, o medo é aguçado e a desconfiança aumenta, mas se acontece o contrário, a criança se sente mais segura e a probabilidade de formar relacionamentos de confiança em outras etapas da vida são maiores.
Na sua Teoria Psicossocial do Desenvolvimento, o desenvolvimento evolui em oito estágios. Os primeiros quatro estágios: decorrem no período de bebê e da infância, e os últimos três: durante a idade adulta e a velhice.
A teoria de Erikson* A teoria de Erikson foi criada pelo psiquiatra alemão Erik Homburger Erikson no séc. XX. Nessa teoria é valorizado o papel do meio social na formação da personalidade do indivíduo, a energia que orienta o desenvolvimento é psicossocial.
Assim, a velhice, segundo Erikson, abarca a expectativa do fim da vida e uma busca pela integração das virtudes conquistadas no percurso do desenvolvimento – “esperança”, “força de vontade”, “propósito”, “competência”, “fidelidade”, “amor” e “cuidado” – de forma a cultivar um senso abrangente de “sabedoria”.
Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.
Existem diversos modelos de processos de aprendizagem, mas a base de todos eles é que a aprendizagem compreende três tipos principais de domínio: psicomotor, cognitivo e afetivo.
O conhecimento é produzido na interação com o mundo. ... Assim, essas diferentes dimensões se articulam no processo de construção do conhecimento e da constituição do sujeito. Aprendizagem e Ensino. A aprendizagem é um processo que antecede, sucede e ultrapassa o ato de ensinar.
O contexto de uma sala de aula é raramente alvo de discussões; ainda assim, é essencial para a criação de ambientes que propiciem a aprendizagem. ... Para ele, o contexto é o conjunto de características de uma classe, como a composição do grupo de alunos, a estrutura e as ferramentas disponíveis.