Os produtos enlatados devem sempre ser retirados das embalagens. Para envolver frutas, legumes e verduras, é indicado usar o papel-toalha e papel-manteiga. No caso das hortaliças, o indicado é lavá-las e, em seguida, embalar e colocar na geladeira, para evitar contaminação e ressecamento.
Aprenda a guardar frutas e verduras na sua casa!
Como armazenar: Retire as folhagem com cuidado para não cortar ou machucar as cenouras, e guarde em sacos plásticos fechados ou enrolada em papel toalha, para minimizar a umidade e mantenha na gaveta de legumes na geladeira, a cada dois dias o ideal é conferir e quando for usar escolha as que parecem estar mais ...
"Tomates maduros devem ser armazenados de cabeça para baixo em temperatura ambiente de 2 a 3 dias para preservar a textura e o sabor. Já os verdes devem ser armazenados dentro de uma cesta de madeira ou vime para estimular o amadurecimento", diz. Os muito maduros é que vão para dentro da geladeira.
Pique o alimento com casca e, depois de higienizado, coloque em água fervente por cerca de um minuto. Depois coloque o legume, imediatamente, em uma vasilha com água gelada. Escorra o alimento e guarde em um saquinho, retirando o máximo possível de ar.
A casca das hortaliças é como nossa pele, está ali para protegê-las. Toda vez que o alimento é cortado, acelera o processo de deterioração. Mas se você pegar o produto novo, fresco, cortar em condições higiênicas, colocar na geladeira em uma vasilha tampada, essa perda pode ser relativamente pequena.
É o caso dos legumes e verduras. Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.
A nutricionista também apresenta uma forma para armazenar e conservar legumes, como cenoura, batata, abobora e chuchu. Segundo ela, os legumes devem ser colocados cinco minutos em água fervendo, e depois cinco minutos em água gelada. Após esse processo eles devem ser congelados, ou em saco plástico ou em embalagens.
Como conservar frutas cortadas e inteiras na geladeira
- Chuchu: corte em cubos e faça o branqueamento. Escorra bem a água e congele por até 8 meses. O chuchu depois de congelado fica mole, mas pode ser usado para fazer uma bela sopa!
A abobrinha é um vegetal delicioso de verão que pode ser usado em uma variedade enorme de receitas. Para armazenar e guardar para mais tarde, você pode refrigerá-la ou congelá-la. Para mantê-lo refrigerado e fresquinho, coloque-o em uma sacola na gaveta de vegetais e use dentro de uma semana.
Abobrinha não congela bem. Como dura bastante na geladeira e seu tempo de preparo é rápido não vale a pena congelar. Para durar mais na geladeira mantenha a abobrinha inteira, depois de aberta utilize em 2 dias.
Congelar abobrinhas sem branqueamento: Lave e seque as abobrinhas. Fatie como desejar e seque com um papel toalha. Coloque em um saco próprio para freezer e congele. Para preparar se for fazer abobrinhas fritas, tire do saco e ainda congelada passe no ovo e farinha e frite em óleo bem quente.
Consiste em manter os legumes na assadeira e colocar a assadeira no congelador por 30 minutos. Os legumes vão ser congelados, e depois disso você pode colocá-los nos saquinhos com as porções desejadas. Recomendamos porque a abobrinha fica mais soltinha e mantém ainda mais sua textura.
Os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos. Depois de descongelados, precisam necessariamente passar por alguma forma de cozimento. ... Agora, tem vegetal que não fica bom depois de congelado, mesmo com todos os cuidados. Por exemplo: abobrinha e batata.
Ao congelar sua abobrinha fresca, você evitará fungos e bactérias. No entanto, para congelá-las adequadamente, elas devem ser bem lavados e ter o caule removido, sem descascá-las. Corte-as em fatias grossas, mantendo a casca que é cheia de vitaminas. ... Sele ou feche bem fechado antes de congelá-la.
Outra dica é congelar primeiro a cenoura em aberto, disponha sobre uma assadeira as rodelas de cenoura, evitando sobrepor, leve ao freezer por 1 hora e depois transfira para o saco de congelar. Desta forma a cenoura não gruda uma na outra e você pode pegar somente a quantidade que vai utilizar do freezer.
Eu utilizo muito a cenoura nas sopas e como compro em quantidade na praça, costumo congelar para não se estragar e faço da seguinte maneira: Corto-as aos bocados, mergulho-as em água a ferver durante 5 minutos (conserva melhor assim) e depois coloco-as em água bem fria para arrefecerem.
Retire os legumes para uma tigela com água gelada (pode adicionar pedras de gelo). Deixe por 3 minutos, para baixar a temperatura e parar o cozimento; A couve flor e o brócolis estão prontos para congelar! Congele dentro de sacos plásticos ou em tigelas tampadas.
O tipo de congelamento é específico para cada legume, pois alguns precisam ser congelados crus, enquanto outros precisam ser cozidos ou escaldados....Tipos de congelamento e formas de consumo.
A Dra. Aline faz uma listinha: "Ovo com casca, maionese, batata, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados, chantilly, iogurte, pudins em geral e alimentos que já foram congelados." Já alguns alimentos fritos podem passar pelo processo de congelamento.
Congelar é bom, sim! Primeiro, é importante dizer que é possível preservar a textura e o sabor dos alimentos que vão para o freezer. Congelar, inclusive, é uma forma de conservar a comida.
Mito - As folhas podem ser congeladas sim. As de temperos como a salsinha podem ir direto ao freezer. Já a couve e manjericão, por exemplo, devem ser lavadas e escaldadas antes do congelamento. Mito - Os alimentos devem ser descongelados em geladeira um dia antes do preparo.
Caso o objetivo seja conservar couve, brócolis, espinafre e outros vegetais verde-escuros (que são geralmente refogados), a nossa sugestão é recorrer à tática do congelamento. Para isso, lave bem os alimentos, seque e coloque-os em potes herméticos separados. Depois, é só colocar no freezer para o devido armazenamento.
A dica é intercalar uma camada de papel toalha com uma de verdura, garantindo que toda a umidade seja absorvida. Coloque as verduras intercaladas com papel toalha em potes de plástico ou vidro esterilizados e tampe-os. Para as folhas maiores, como a couve, guarde em sacos plásticos esterilizados.
Instruções