O exame é realizado através da coleta de uma amostra de sangue, que é enviada para análise laboratorial. Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, psoríase, hipotireoidismo, síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Sjögren estão entre as doenças que podem ser identificadas através da realização do FAN.
Em pessoas saudáveis o exame FAN normalmente é negativo ou não reagente, apresentando valores como 1/40, 1/80 ou 1/160.
Bem, vamos iniciar esclarecendo alguns conceitos básicos, “FAN”' é a abreviatura de “Fator Antinuclear” e trata-se de um exame laboratorial utilizado para a pesquisa de anticorpos antinucleares. Se positivo significa que a pessoa possui esses anticorpos em seu sangue.
Fator Anti Nuclear (HEP2) - R$18,00 à vista - Labi Exames.
FATOR ANTINUCLEO, (FAN) **Jejum aconselhável de 4 horas.
O resultado é dado em títulos, sendo considerado normal um título de até 1:20. No entanto, resultados superiores a 1:20 não indicam necessariamente artrite reumatoide, devendo o médico solicitar outros exames.
Os exames laboratoriais abaixo são úteis no diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES): Pesquisa de autoanticorpos, como: Anticorpos antinúcleo (FAN) – Positiva na maioria dos pacientes com LES e em outras doenças do colágeno. Anticorpos anti-Sm – Positiva somente em pacientes com LES.
Manchas vermelhas na pele, em formato de borboleta no rosto, febre, dor nas articulações e cansaço são sintomas que podem indicar lúpus.
Tinha feito uns exames de laboratório, levei e, assim que minha médica bateu o olho me mandou para a emergência do hospital, aos cuidados do clínico geral da confiança dela. Em menos de 24 horas tive o diagnóstico do lúpus. Primeiro e sobretudo pensava no meu filho. Ele tinha 2 anos, meu estado era crítico.
O lúpus eritematoso sistêmico ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói alguns tecidos saudáveis do corpo. Não se sabe exatamente o que causa esse comportamento, mas pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.
Ainda segundo o artigo de revisão, é preciso ter cuidado com a ingestão de alguns minerais como o sódio e o zinco, já que suas restrições podem melhorar os sintomas em pacientes com lúpus e também reduzir os níveis de anticorpos. O zinco pode ser encontrado nos moluscos, mas também no leite e na soja.
INGREDIENTES
No entanto, os tratamentos mais utilizados são:
“Atualmente quem é diagnosticado com lúpus, não possui nenhum direito, nem mesmo o de se aposentar.
A luz solar e a utilização de alguns tipos de medicamentos como antibióticos e anti-hipertensivos podem ter relação direta com o desencadeamento do lúpus e homeopatia. A homeopatia pode ser utilizada nos casos de lúpus como um tratamento complementar ao tratamento tradicional indicado pelo médico de confiança.
Os pacientes com lupus podem se aposentar em virtude da doença, porém, apenas se vierem a apresentar sequelas graves e incapacitantes. Na verdade o que determina o direito a aposentadoria por doença não é a doença em si e sim a gravidade das manifestações e consequências da mesma para a pessoa.
Segundo o deputado, a mortalidade de um portador de lúpus é de cinco a 10 vezes superior à da população em geral, mesmo sob tratamento. Além disso, de 18% a 33% se tornam incapazes para o trabalho. “Quem tem lúpus hoje não possui nenhum direito, nem mesmo o de se aposentar.