Parque Nacional da Chapada dos Guimarães protege uma área de mais de trinta mil hectares que conta com 60 nascentes de águas cristalinas, 50 sítios arqueológicos e paleontológicos, mais de 150 quilômetros de paredões de arenito e cerca de 480 cachoeiras, muitas delas ainda desconhecidas.
Para quem não pretende alugar carro, a melhor opção para chegar à Chapada dos Veadeiros é fazer o trajeto da Rodoviária Interestadual de Brasília até Alto Paraíso de Goiás. Não há ônibus direto até São Jorge ou Cavalcante. Para ir às duas cidades, será obrigatória uma parada em Alto Paraíso.
Chapadas brasileiras: quais são, como chegar e outras dicas
As chapadas que aparecem no planalto nordestino são: chapada diamantina e chapada pernambucana. A chapada Diamantina é uma região serrana localizada no estado da Bahia.
Caatinga
O relevo do agreste reúne regiões de planaltos, com destaque para o Planalto da Borborema. A vegetação é marcada pelo bioma da caatinga e presença de vegetação caducifólia, que perdem suas folhas em alguns períodos. Cactos, bromélias, algumas leguminosas e arbustos com galhos retorcidos, são característicos do local.
Meio-norte – é uma faixa de transição entre a Amazônia e o sertão semiárido do Nordeste, é composta pelos estados do Maranhão e oeste do Piauí. A vegetação natural dessa área é a mata de cocais, carnaúbas e babaçus, em sua maioria. Apresenta índices pluviométricos maiores a oeste.
Na região central do Meio-Norte observa-se a ocorrência do clima Tropical Semiúmido. Com período seco mais extenso, podendo atingir os seis meses entre o inverno e a primavera, tem regime pluviométrico consideravelmente mais baixo, atingindo médias anuais de 1.
As principais atividades econômicas desenvolvidas no Meio-Norte são o extrativismo mineral e vegetal, agricultura comercial, pecuária extensiva, turismo e serviços.