Essa visão da pedagogia fundamenta-se em um conceito ampliado de educação. Para Libâneo, as práticas educativas não se restringem à escola ou à família. ... Ela estuda as práticas educativas tendo em vista explicitar finalidades, objetivos sociopolíticos e formas de intervenção pedagógica para a educação.
Perfil comum do pedagogo: profissional habilitado a atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação, tendo a docência com base obrigatória de sua formação e identidade profissionais.
Em sua formação acadêmica o Pedagogo tem acesso aos saberes específicos para sua formação profissional, uma vez que a construção de conhecimentos acerca de uma ciência que tem como objeto de estudo a educação ocorre através das teorias educacionais que procuram nortear a prática pedagógica.
5) A atuação pedagógica ocasional pode ser definida como aquela em que os profissionais não precisam dedicar-se totalmente a área de Pedagogia, mas cedem parte de seu tempo a ela, aplicando trabalhos educacionais intencionais.
O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional. Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra.
São diversos os espaços considerados não-escolares de atuação do pedagogo, como: Organizações não-governamentais (ONGS), sindicatos, associações, justamente onde houver uma prática educativa vai haver uma ação pedagógica, e necessariamente a ação do pedagogo.
Sendo assim, a ação pedagógica no espaço não escolar está relacionada às atividades que envolvem trabalho em equipe, estratégias, planejamento, formação pessoal e profissional, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desses atos visa às transformações de cada indivíduo.
É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.
Espaços não-escolares são espaços onde existem o processo educativo diferentemente do modelo formal de educação, que acontece na escola.