Em adultos, a linfocitose absoluta está presente quando a contagem absoluta de linfócitos é maior que 4.
Eosinopenia define a diminuição absoluta nos números de eosinófilos circulantes (NELSON & COUTO, 000). 1 – Iatrogênica: Os pacientes em tratamento com corticosteróides irão naturalmente, apresentar uma eosinopenia.
Leucopenia é a baixa de leucócitos totais, pode ser secundária a baixa produção, destruição ou sequestro em algum orgão ou tecido. O paciente pode ter leucopenia sem neutropenia e vice versa. A neutropenia (baixa de um subtipo dos leucócitos - responsáveis pela defesa aguda) pode ser leve , moderada ou grave.
Com um desenvolvimento muito rápido no organismo, o parvovírus felino provoca a diminuição dos glóbulos brancos (uma condição chamada leucopenia), afetando assim todo o sistema imunológico do animal, inclusive prejudicando as defesas contra o próprio vírus.
Uma das causas nos cães pode ser o stress, onde o aumento de neutrófilos se dá de forma passageira. Os linfócitos também podem apresentar alterações quantitativas, como é o caso da linfocitose e da linfopenia, que se traduzem num aumento e diminuição do número de linfócitos, respectivamente.
Os basófilos são um tipo de glóbulo branco do sangue que desempenha algum papel na vigilância imunológica (como a detecção e destruição de cânceres em estágio muito inicial) e no reparo de feridas. Os basófilos podem liberar histamina e outros mediadores e participam do início das reações alérgicas.