diastrofismo Termo geral que designa tectonismo. Termo geral que designa tectonismo (tectônicas orogenética, epirogenética e tafrogenética), afetando a crosta terrestre e resultando na formação de bacias geológicas, de cadeias de montanhas, dobras, falhas, fraturas, juntas.
O tectonismo relaciona-se aos movimentos das diferentes “partes” que montam o quebra-cabeça da crosta terrestre: as placas tectônicas. ... Graças a esses movimentos, manifesta-se na superfície terrestre uma série de formas de relevo, como as montanhas, além de fenômenos como o vulcanismo e os terremotos.
Tectónica ou tectônica, do baixo latim tectonicus, por derivação do grego τεκτονικός, "relativo à construção", é o ramo da geologia que investiga a estrutura e propriedades da crusta planetária e a sua evolução ao longo do tempo, dedicando-se em particular ao estudo das forças, processos e movimentos ocorridos numa ...
Epirogênese é uma expressão criada por Gilbert, em 1890, a denominação teve como objetivo principal designar o fenômeno geológico que resulta em movimentos tectônicos no sentido vertical.
São três os principais tipos de movimentos das placas tectônicas: convergente, divergente e transformante. Eles são classificados conforme a direção do deslocamento.
Movimento de convergência: ocorre quando duas placas se chocam e a borda de uma fica debaixo da outra até chegar ao manto. Movimento de afastamento: consiste no distanciamento entre duas placas, formando uma lacuna que é preenchida com fragmentos de rochas oriundas do manto em estado líquido.
Há três principais tipos de movimentos das placas tectônicas, considerando a direção do deslocamento de uma placa em relação à outra: o convergente, o divergente e o subsidente ou transformante.