Resposta: Alienação social é o conceito de pessoas que não se reconhece participantes das instituições (família,estado,propriedade,casamento), ficando perdidas entre as atitudes de aceitar tudo passivamente.
O resultado de tal ato, seja de alguém em relação a algo ou o oposto, também é chamado de alienação. Neste sentido, alienação é: transformar propriedades, relações e ações humanas em propriedades e ações de coisas, que são independentes do homem.
Marx retrata a alienação 1) em relação ao produto do trabalho, 2) no processo de produção, 3) em relação à existência do indivíduo enquanto membro do gênero humano e 4) em relação aos outros indivíduos.
A alienação (do latim, alienatio) significa estar fora de algo, estar alheio a algo. No caso da alienação do trabalho, ela é o efeito do trabalhador não ter acesso aos bens que ele mesmo produz. O conceito de alienação do trabalho é um dos principais conceitos desenvolvidos por Karl Marx ao longo de sua obra.
Para Marx, filósofo econômico do século XIX, a alienação do trabalho acontece quando o trabalhador vende seu tempo e sua mão de obra para o detentor dos meios de produção, sendo necessário a partir da industrialização para a sobrevivência na sociedade capitalista.
A Idade antiga surge com base no trabalho escravo, pois assim surgiram as primeiras civilizações. Dessa forma, os escravos eram grande parte da sociedade, porém, o trabalho assalariado passou então a ser comum nas relações de pequeno porte, como a contratação de alguém por um artesão, ou por um político.
O trabalho assalariado passou a existir com a chegada da revolução industrial europeia. Com a compra das terras férteis por quem possuía o maior poder econômico, os trabalhadores rurais tiveram que sair do campo. ... Estabelecia-se, então, o trabalho assalariado, que passou a única forma de sustento do trabalhador urbano.
O chamado salário, na sociedade capitalista, traz, em seu conceito e sua história, determinada desvalorização do trabalhador, uma vez que, como se vê, este não é pago pelas horas justas do trabalhado necessário à produção, mas equivale à produ- ção e seu excedente.
Em primeiro lugar, notamos que alguns acontecimentos favoreceram o fim da escravidão, dos quais podemos destacar: ... Deste modo, a transição para o trabalho assalariado se deu a partir do momento que a escravidão se tornou proibida no país e décadas a frente passaram a ser elaboradas as primeiras leis trabalhistas.
Resposta. Porque os trabalhadores começaram a protestar por melhores condições de trabalho, motivados pela revolução industrial muitas vezes, esses trabalhadores buscavam se revoltar, logo o trabalho passou a ser assalariado por conta dessas reivindicações constantes.
Resposta. a inglaterra tinha interesse para o fim da escravidão não só no brasil, mais no mundo todo, por um motivo único e simples, a revolução industrial.