A saliva tem como função lubrificar e diluir o alimento (facilitando a mastigação, a gustação e a deglutição), além de proteger contra bactérias e umedecer a boca.
Significado de Salivar adjetivo Relativo a saliva. Glândulas salivares, glândulas que segregam a saliva. (No homem há três pares: as parótidas, as submaxilares e as sublinguais.).
Troque o enxaguante bucal habitual por um que não contenha álcool em sua fórmula. O álcool é um agente desidratante natural e pode sinalizar para a boca produzir ainda mais saliva. Outra solução é manter-se hidratado para ajudar a diminuir o excesso de saliva, para que seja engolida mais facilmente.
A saliva em excesso pode ser causada por um aumento na produção de saliva ou uma diminuição na sua capacidade de engolir ou manter saliva na boca. Pode ter como origem problemas e inflamações na cavidade oral, problemas digestivos, neurológicos e hipertensão.
“Porém, quando dormimos nossos músculos relaxam ea boca tende a ficar aberta, facilitando,em uma posição lateral de sono, o ato de babar. Esse ato é involuntário, pois não há como controlarmos o que fazemos quando estamos dormindo”, diz Leonardo Tribis, cirurgião-dentista do Hospital Israelita Albert Einstein.
Algumas alterações anatômicas, como desvio de septo ou adenoide aumentada, alterações na musculatura da orofaringe (garganta) e hábitos de infância, como uso de chupeta e mamadeira por tempo prolongado, podem favorecer a respiração a se tornar oral ou oronasal.
Tem mais uma situação que colabora para o surgimento do odor ruim: a boca seca. É que a saliva ajuda na remoção de partículas e resíduos na região. Essa característica pode ser causada pela utilização de alguns remédios, cigarro e até pelo fato de dormir com a boca aberta.
Mas, se mesmo depois de mudar alguns desses hábitos, a sinfonia noturna persistir, é hora de buscar auxílio médico para investigar suas causas.
Adormecer com a boca aberta causa secura e irritação na boca e, principalmente, na garganta. Esse hábito também estimula a proliferação de bactérias e, consequentemente, causam mau hálito. Para se ter uma ideia, cerca de 63% das pessoas que respiram eminentemente pela boca sofrem com halitose.
Listamos, abaixo, 5 dicas que irão te ajudar:
Repita até 10 vezes. Esses exercícios ajudam a aumentar a quantidade de oxigênio no sangue e, por isso, podem combater a sensação de sonolência diurna; 4- Lanches saudáveis: comer pequenos lanches saudáveis, como iogurte com cereais, enquanto trabalha ou estuda pode ajudar a combater o sono.