crossorigin="anonymous">
A classificação da cadeia abaixo é: a) aberta, ramificado, heterogêneo e saturada. ... e) aberta, normal, heterogêneo e insaturada.
Uma cadeia carbônica aberta é considerada como sendo ramificada quando ela for heterogênea ou possuir pelo menos um carbono terciário ou quaternário, havendo uma cadeia principal e uma ou mais cadeias secundárias, que são as ramificações.
Normal: Também chamada de cadeia reta ou linear, esse tipo de cadeia apresenta apenas duas extremidades. Exemplos: 2.
As cadeias fechadas são também chamadas de cadeias cíclicas. Apresentam seus átomos ligados entre si formando um ciclo figura geométrica ou anel. Podem ser classificadas quanto à presença de um anel aromático ou não. - alicíclica ou não aromática – são cadeias fechadas que não possuem o anel bezênico.
Cadeia homogênea As cadeias abertas homogêneas recebem esse nome por possuírem apenas átomos de carbono e nenhum outro elemento. Logo, não apresentam heteroátomos. Esses compostos são constituídos apenas por moléculas de carbono ou de hidrogênio.
Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).
Cadeia aberta ou acíclica ou alifática - quando o encadeamento dos átomos não forma um polígono regular. Cadeia fechada ou cíclica - quando há formação de um polígono regular, formando-se um ciclo, núcleo ou anel. ... Cadeia saturada - quando só existem ligações simples entre os átomos de carbono.
Compostos alifáticos são aqueles que apresentam cadeia carbônica aberta, contendo ou não insaturações. Um composto alicíclico é aquele que apresenta anéis, saturados ou insaturados, sem a presença de anéis de benzeno. ... Um composto alicíclico pode conter um ou mais anéis em sua estrutura, conforme sua complexidade.
Os alcanos são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de carbono e hidrogênio, de cadeia aberta e com somente ligações simples entre seus carbonos. Veja alguns exemplos: ... Isso se aplica a todos os alcanos.
Alcanos ramificados As ramificações dos alcanos podem ser simples como resultado da retirada de um átomo de hidrogênio. O nome das ramificações deriva do alcano correspondente, trocando o sufixo "ano" por "il" ou "ila". Por isso, eles são chamados de radicais alquilos.
Alcenos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente dupla (C═C) entre seus átomos de carbono. O número de átomos de hidrogênio é o dobro do número de átomos de carbono. Em relação aos alcanos, a formação da dupla ligação “retira” dois átomos de hidrogênio.
Resposta. A diferença é que os alcanos os carbonos são saturados, ou seja apenas ligações simples. Ja os alcenos são insaturados, porem com uma única ligação dupla.
Nomenclatura dos Alcanos
A nomenclatura dos alcenos normais é realizada escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de carbonos na cadeia, o infixo “en” e o sufixo “o”....H2C = CH2: et + en + o → eteno.
A nomenclatura das cadeias ramificadas utiliza a regra básica da IUPAC, com prefixo, infixo e sufixo, além da posição e do nome das ramificações presentes na estrutura.
O nome dos compostos orgânicos é constituído de três partes, de acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).
Para dar nomes aos compostos orgânicos de cadeias normais você deve seguir os seguintes passos:
(Uepa) A nomenclatura IUPAC dos compostos abaixo é: Iso-pentano, 2-cloropropano, álcool sec-butílico. 2-metil-butano, 2-cloro-propano, 2-butanol. Iso-pentano, 2-cloro-propil, metil-propil-carbinol.
Nomenclatura é o conjunto de nomes e designações usados no âmbito de uma area específica do conhecimento. Também pode se referir a lista de verbetes que formam um glossário, dicionário, vocabulário, etc. ... Por exemplo, na nomenclatura dos seres vivos, em biologia, o nome das espécies deve sempre ser em latim.
substantivo feminino Conjunto que contém as designações, os nomes de; catálogo: a empresa divulgou a lista com a nomenclatura de 9.
Resposta. Resposta: hidrocarbonetos, isto é, formados por Hidrogênio e Carbono, o nome termina em "O".
A nomenclatura dos sais é feita escrevendo-se o nome do ânion, o infixo “de” e o nome do cátion.