Resposta: Maneirismo foi um estilo dentro do Renascimento aproximadamente entre 1515 e 1600. ... Já o Barroco veio após as Reformas Religiosas e misturava as características deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
O maneirismo é empregado pela crítica moderna para designar a produção artística, especialmente a italiana, que tem lugar entre 1520 e 1600, isto é, entre o fim do Alto Renascimento e o início do barroco.
- Presença de temas profanos e religiosos. - Valorização dos conhecimentos intelectuais na elaboração das obras de arte. - Presença de beleza, elegância, graça e características ornamentais. - Desconsideração da proporcionalidade e perspectiva.
O maneirismo foi o estilo de produção artística que se popularizou, especialmente, na Itália, entre os anos de 1520 e 1610. O termo deriva da palavra italiana maniera, que significa maneira ou modo. Mas era utilizada pelo arquiteto e pintor Giogio Vasari como sinônimo para graça, leveza e sofisticação.
Mesmo com suas inadequações anatômicas, com a mudança dos pontos e perspectiva e excessiva sinuosidade, tratou-se de um movimento virtuoso e sofisticado. Marcado pela ideia de leveza, por introduzir o lado pessoal do artista na obra e ser o início do Barroco.
Os navios, não precisavam mais ficar na dependência do ventos para poderem se locomover mais rapido e por fim, o uso do carvão no século XVIII, reformulou além dos transportes marítimos, os transportes terrestres, como os trens sendo movidos a vapor.
O termo “Maneirismo” é utilizado pela crítica moderna para designar, principalmente, a arte italiana que foi produzida entre a Alta Renascença e o Barroco. Isso quer dizer o período que vai de 1520 a 1600 aproximadamente, que também é conhecido como o período da arte do Renascimento Tardio.
Nesse período, a arte que imitava a arte Grega e Romana antiga (a arte da antiguidade clássica), era considerada como personificação da perfeição atemporal. Os historiadores da arte se concentravam nas chamadas belas artes—pintura, escultura e arquitetura—analisando as virtudes de suas formas.