Então podemos definir que o arquiteto é aquele profissional responsável pelo melhor gerenciamento do espaço enquanto o engenheiro é o profissional responsável pelo melhor sistema de estrutura, seja hidráulico, elétrico, civil, etc.
De todo modo, ao contratar um arquiteto, a forma como os serviços são cobrados se resumem a: por metro quadrado, percentual de obra, hora técnica ou preço global fechado. É claro, o preço também pode variar a depender da experiência, nicho de atuação e renome do arquiteto.
O arquiteto deve apresentar uma proposta de serviço. Deve constar também como e quantas visitas serão realizadas ao longo da execução da obra. Se a proposta for aceita, é importante exigir um contrato e o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato e também recompensa mensurável a longo prazo. Além de construir com garantia de segurança, uma obra feita sob a orientação de um arquiteto agrega valor ao imóvel.
10 dicas indispensáveis para escolher seu arquiteto
O site do CAU/BR já disponibiliza, desde a fundação do Conselho, uma página de busca de arquitetos e urbanistas. Qualquer pessoa pode consultar automaticamente – por nome, CPF ou registro no CAU – quais são os arquitetos e urbanistas e empresas registrados regularmente no Conselho Profissional.
Dentre 10 perguntas que se pode fazer a um arquiteto, pode-se citar: