A posse precária não convalesce , ou seja, o vício da precariedade, em princípio, não cessa, o que somente ocorrerá com a restituição da coisa ao seu verdadeiro dono, segundo a maioria da doutrina e pela... E neste caso até a posse precária pode se convalescer, desde que lhe tenha sido dado uma função social.
Posse é a exteriorização da propriedade, o possuidor é aquele que age como se fosse proprietário. O artigo 1196 trata da posse no Código Civil e diz que: Possuidor é aquele que exerce, de fato ou não, algum (qualquer um) dos poderes inerentes à propriedade.
O artigo 1.
INTRODUÇÃO. A inversão do título da posse ou interversio possessionis, consiste na transformação da posse exercida em nome de outrem (originada na detenção ou posse direta) para a posse em nome próprio, inclusive com o caráter de posse ad usucapionem.
Para esta teoria, a posse tem apenas um elemento constitutivo: corpus (elemento que traduz a efetiva apreensão da coisa). Desta forma, corpus é a coisa, a matéria; em contrapartida a animus que é a vontade, a intenção; percebe-se então que nem sempre ter a posse do bem requer necessariamente a vontade de tê-lo para si.
Elementos essenciais: sujeito ativo da relação jurídica (o homem), o objeto do direito (a coisa), inflexão imediata do sujeito ativo sobre a coisa (poder direto do indivíduo sobre a coisa). Espero ter ajudado!