Em muitos casos, temos o CNPJ e gostaríamos de descobrir ou confirmar a Inscrição Estadual da empresa. Para fazer isso, o governo possui um serviço aberto, o site do Sintegra. Acesse http://www.sintegra.gov.br/, escolha o estado ao qual a empresa pertence, preencha o formulário e pronto!
A Inscrição Estadual é um número, composto por 9 dígitos, que formaliza quem comercializa produtos físicos e necessita emitir a Nota Fiscal de Venda ou de Produto (NF-e). A IE serve para o recolhimento do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
O que é Inscrição Estadual? Um número, via de regra, composto por 9 dígitos, a Inscrição Estadual serve para formalizar a empresa que comercializa produtos físicos e, por isso, precisa emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou a Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e).
A Inscrição Estadual também formaliza a empresa e permite que ela possa comercializar seus produtos em qualquer lugar do país. Em sua discriminação, apresenta o quanto de imposto foi gasto com cada venda, inclusive se possui valores reduzidos ou isentos.
Quais atividades obrigam a obtenção da inscrição estadual?
A resposta é: não, não é possível ter dois MEIs. Para casos em que o empreendedor exerce mais de uma atividade como MEI, ele poderá escolher uma atividade principal e até 15 atividades secundárias entre as ocupações permitidas como MEI.