As galinhas precisam manter o hábito de ciscar. Pequenos grãos de areia, por exemplo, são muito importantes para auxiliar na digestão dos alimentos, pois eles ajudam a triturar o que a criação ingere.
As aves costumam tomar banhos com terra, areia, enfim, buscam assim remover penas envelhecidas e se livrar de piolhos; aqui temos uma galinha e diversos capotes tomando um banho de terra.
A falta de vitaminas e/ou uma alimentação incorreta também podem causar o canibalismo. Assim, é necessário ampliar o viveiro ou diminuir a quantidade de animais alojada, além de fornecer alimentação correta com ração e milho – uma parte de milho para duas partes de ração.
Fonte de Minerais: O fornecimento de minerais evita o atraso no crescimento dos pintinhos, a perda de peso, as quedas na postura, deformação na casca do ovo, ausência de casca e o desenvolvimento de doenças nutricionais e comportamentais. Essa suplementação mineral é feita colocando o sal mineral na ração.
Aves: 0,5ml a 2ml/litro de água de bebida. Pássaros: 3 gotas a 6 gotas/100ml de água de bebida. Cães: 10 a 40 gotas (de 0,5ml a 2ml) direto na boca ou diluido. Coelhos: 40 gotas (2ml)/litro de água de bebida.
A folha da mandioca é fonte de proteína, além de possuir outros nutrientes e energia importantes para a alimentação de aves. Como o produtor rural não conhecer a composição nutricional da rama da mandioca esta é deixada no campo e incorporada ao solo como fonte de adubo orgânico nas propriedades.
Para obter o farelo das ramas, o produtor deve picar as folhas e hastes, desidrata-las e moer o feno resultante deste processo, produzindo então o farelo. As etapas são as mesmas para fazer a ração a partir da raiz da mandioca.
A rama da mandioca serve tanto para a alimentação humana quanto animal, já que suas folhas são ricas em vários nutrientes. Suas folhas chegam a ter até 28% de proteína bruta e podem ser comidas frescas, em forma de feno ou de silagem.
Em aves, seu uso é comumente utilizado para controle de helmintos e ectoparasitas em sistema de criação caipira, onde as folhas da bananeira são geralmente oferecidas in natura. ... E os perfilhos de bananeira atuam como vermífugos ao serem uma medicação alternativa para galinhas caipiras.
Ração pode ser substituída por insetos na alimentação de peixes e aves. É possível substituir gradualmente a ração convencional de peixes e aves, à base de farinha de peixe e farelo de soja, por uma dieta equilibrada com insetos.
O que galinha não pode comer
Os troncos da bananeira retém bastante água o que torna as regas menos frequentes. Basta fazer alguns buracos no tronco, adicionar solo, composto e em seguida plantar seus vegetais orgânicos.
Caracterizam-se por um caule suculento e subterrâneo (rizoma), cujo "falso" tronco (um pseudocaule) é formado pelas bainhas superpostas das suas folhas.
Características Morfológicas: A bananeira tem caule suculento e subterrâneo e seu “falso” tronco é formado pela sobreposição das folhas (que geralmente são verde-claras e brilhantes). Flores em cachos se formam a partir do coração da planta. ... São plantas herbáceas perenes.
estipe
Estudos em andamento em Paraipaba - CE indicaram, em plantas jovens de coqueiro-anão irrigados por microaspersão, um consumo de água variando de 8 a 12 litros/planta/dia nos primeiros seis meses após o plantio, de 12 a 28 litros/planta/dia dos 7 aos 12 meses, e de 30 a 55 litros/planta/dia dos 13 aos 18 meses de idade ...
O Coqueiro é uma planta de longa duração que podem viver tanto quanto 100 anos. Tem um único tronco, 20-30 m de altura, a sua casca é lisa e cinza, marcado por cicatrizes deixadas por anilhadas leafbases caídos.
Há colmos cheios, como o caule da cana-de-açúcar, e colmos vazios, como o do bambu. Caules aéreos: tronco (mangueira), estirpe (coqueiro) e colmo (cana-de-açucar).
colmo
manga