Os remédios caseiros mais eficazes para a bouba aviária são os seguintes:
A doença causa febre; tristeza e penas arrepiadas; nódulos na crista, barbelas, cabeças, pernas e pés; lesões ao redor das narinas, que podem levar a produção decatarro; lesões sobre as pálpebras que podem produzir lacrimejamento e, eventualmente, perda da visão;e também placas e bolhas na boca.
A moléstia é causada por um vírus de dispersão lenta, e acomete galinhas e perus, causando nódulos na pele dos animais. A bouba aviária acontece com mais frequência em épocas quentes e chuvosas, e em locais próximos a águas paradas, essa quadro se dá devido ao fato do transmissor da doença ser o mosquito.
Indicações: Recomenda-se para prevenção da Bouba Aviária em galinhas e perus. Poxine (amostra forte, vírus galinha) é indicada para vacinação e revacinação de galinhas e perus.
Thuya Avícola 90 Ml | Agroline.
Krabbe - O cloro é a forma mais econômica de tratamento da água para controle microbiológico. O uso de cloro, obedecendo-se a dosagem preconizada de 2 a 4 ppm de cloro livre na água (ou a dosagem indicada pelo técnico de campo), é segura para a ave em qualquer fase de desenvolvimento.
Como usar: Imobilizar a ave, delicadamente. Com os dedos, polegar e indicador, abrir o bico e elevando a garganta da ave, até aparecer o orifício da laringe, pingar 2 a 5 gotas de Sanagogo neste orifício, tomando-se cuidado para não asfixiar a ave. Um só tratamento é suficiente.
TRATAMENTO: Não há tratamento específico contra a infecção do vírus da Anemia Infecciosa das Galinhas. Antibióticos de largo espectro podem ser usados para controlar as infecções bacterianas secundárias usualmente associadas a A.I.G.
Dicas para ter um galinheiro: como cuidar das galinhas
Como criar galinhas na cidade em sete passos
Essa ave é originária da África e foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período de colonização. Mesmo depois de tanto tempo sendo considerada um animal domesticado, a galinha da angola ainda apresenta traços dos seus hábitos selvagens.
Foi então que um dos moradores teve a ideia de criar galinhas da angola para combater o animal peçonhento. E a solução deu certo e hoje elas fazem parte do cenário. Convivem bem com todos no local e o que é melhor, ajudam a combater os escorpiões.