O fariseu, de pé, orava assim, interiormente: 'Ó Deus, graças te dou porque não sou como os outros homens, ladrões, injustos, adúlteros, nem mesmo como este publicano. Eu jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo o que possuo'.
Publicano era o coletor de impostos nas províncias do Império Romano. Buckland afirma que havia duas espécies de publicanos: Os publicanos gerais, que eram responsáveis pela renda do império perante o imperador romano; Os publicanos delegados por estes em cada província.
Escribas na Bíblia Nos livros sagrados para os cristãos e judeus, o termo escriba refere-se aos chamados doutores e mestres (cf. Mateus 22,35; Lucas 5,17), ou seja, homens especializados no estudo e na explicação da lei ou Torá.
A função dos escribas era escrever hieroglífica e demótica, a escrita egípcia. Eles registravam os principais fatos da sociedade e principalmente da vida do faraó.
No seio próprio do movimento farisaico as mesas não eram comuns, visto que reconheciam no meio dos membros os degraus de pureza diferentes. mais fechado sobre si mesmo que os fariseus e, mais tarde, os saduceus. Neste novo contexto, a refeição é de grande importância, embora em Qumrâm se fale pouco.
De acordo com Lucas 7:36-50 Jesus usa a história de dois devedores para explicar que uma mulher o ama mais do que o seus anfitriões, pois ela foi perdoada de pecados maiores. Esta parábola é contada depois de sua unção, baseada principalmente em João 12:1-8.