Por exemplo ideia, assembleia, paranoico e heroico. No entanto, o acento se mantém em "herói", porque esta palavra é oxítona, então mantém o acento. Então lençóis, papéis, pastéis, porque são oxítonas. Outro acento que caiu foi quando dá uma quebra de ditongo, quando o U ou I são antecedidos de ditongo.
Por exemplo, poético tem acento não pelo hiato, mas por ser palavra proparoxítona; boêmio não se acentua pelo hiato, mas por ser palavra paroxítona terminada em ditongo crescente. → o trema foi abolido da língua portuguesa: linguiça, frequência, aguentar, líquido.
Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh". Razão: -i ou -u não estão sozinhos nem acompanhados de -s na sílaba.
Fora os casos previstos acima, não se acentuam os hiatos. Portanto, escreveremos sem acento: Exemplos: Saara, caolho, aorta, semeemos, semeeis, lagoa, pessoa, boa, abotoa, Mooca, moeda, poeta, voe, perdoe, abençoe, etc. Nota: É importante saber que existem hiatos acentuados não por serem hiatos, mas por outras razões.
O acento tônico está relacionado com a intensidade dos fonemas, e o acento gráfico, como o agudo e o circunflexo, marca a sílaba tônica. É bastante comum que algumas pessoas apresentem dúvidas sobre o que é acento tônico e o que é acento gráfico.
Este sinal chama-se Acento Circunflexo. Indica sempre que a vogal tem o som fechado. Ex:robô- vovô. O acento do Vovô e da Vovó (TÁRCIO COSTA) O vovô e a vovó, Não gostam de confusão.