O volume vesical influi na avaliação ultra-sonográfica da IUE somente no esforço e na posição vertical, sendo que com a bexiga vazia as pacientes deslocam mais a JUV e a UP.
No total, terá um volume de 15 a 20cm³, ou seja é um tamanho semelhante a uma noz. Na adolescência o tamanho será menor. Através da ação de hormônios como a testosterona, a próstata alcançará seu tamanho normal em torno dos 20 anos de idade. Mas, seu crescimento não para por aí.
Uma próstata adulta saudável pesa cerca de 20 a 25 gramas e tem aproximadamente 4 cm de largura, 3 cm de altura e 2 cm de espessura.
A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) pode estar alterada por outras doenças que não o câncer, como a Hiperplasia Prostática Benigna (crescimento da próstata) e a prostatite (inflamação na próstata).
Geralmente, homens saudáveis têm valores de PSA total inferiores a 2,5 ng/ml, antes dos 65 anos, ou inferiores a 4,0 no/ml, acima dos 65 anos. Nem sempre o aumento da concentração de PSA total é indicativo de câncer de próstata, sendo necessários outros exames para confirmar o diagnóstico.
Qual é a relação entre PSA livre e total? A relação entre PSA livre e total faz toda a diferença no resultado do exame. Geralmente, pacientes com maior proporção de PSA livre, quando comparado ao PSA total, não têm câncer de próstata. Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.
O nível do antígeno prostático específico (PSA) é o principal indicador da situação da doença após o tratamento do câncer de próstata. E quando está acima de zero após a retirada da próstata, pode ser um sinal de retorno da doença.
A maneira de expressar o PSA indetectável varia de acordo com o laboratório , mas de maneira geral toda vez que tivermos “0,0...” já significa que o mesmo é indetectável . Ou seja, 0,04 = 0,09 = 0,03=