Enzimas são classes de proteínas que catalisam as reações metabólicas no organismo. Ou seja, aumentam a velocidade em que uma determinada reação ocorre, de modo que o produto dessa reação seja formado em menos tempo. Uma das características mais básicas desses biocatalisadores é sua alta especificidade pelo substrato.
As enzimas aumentam a velocidade das reações bioquímicas, na ordem de 1014x, diminuindo a energia de ativação celular. A energia de ativação é a quantidade mínima de energia necessária para que uma reação química aconteça. ... Isso facilita a ocorrência de uma determinada reação sem a participação de um catalisador.
Dentro de certos limites, a velocidade de uma reação enzimática aumenta com o aumento da temperatura. ... Porém, se for ultrapassada certa temperatura, a agitação das moléculas se torna tão intensa que as ligações que estabilizam a estrutura espacial da enzima se rompem e ela se desnatura.
As enzimas têm uma característica muito interessante: não são consumidas durante as reações, então dessa maneira, a mesma enzima pode catalisar o mesmo tipo de reação várias vezes. As enzimas são proteínas específicas, ou seja, cada uma catalisa apenas um tipo de reação química, ou, um pequeno número de reações.