Dados: R1 = 20 Ω (em paralelo com R2) R2 = 30 Ω/span>
Considerando que o solenoide tenha apenas 1 m, o número de espiras a ser considerado é de 10.
O aluno pode pensar que para aumentar a intensidade do campo magnético desse eletroímã, pode aumentar a tensão da fonte de energia, o que pode gerar uma corrente elétrica de maior intensidade no circuito. Este aumento de tensão pode ser feito colocando as pilhas em série.
Um eletroímã é constituído de um fio condutor (isolado eletricamente) enrolado (bobina) em torno de uma barra de ferro (prego), chamada núcleo. d. O eletroímã intensifica o efeito magnético produzido por uma corrente elétrica.
Quando o fio é submetido a uma tensão, o mesmo é percorrido por uma corrente elétrica, o que gerará um campo magnético na área a este aspecto, espira através da Lei de Biot-Savart. ... A razão entre a intensidade do fluxo magnético concatenado pelas espiras e a corrente que produziu esse fluxo é a indutância.
A hipótese mais aceita diz que o campo magnético da Terra se origina das intensas correntes elétricas que circulam em seu interior. ... A quantidade de radiação que chega até a Terra é menor por conta da proteção exercida pelo campo magnético terrestre.
A teoria do dínamo é a mais aceita para a explicação do campo magnético terrestre. De acordo com essa ideia, o ferro e o níquel em estado de fusão, a cerca de 3 mil km de profundidade, movimentam-se gerando correntes elétricas que provocam o campo magnético.