A mandioca ganhou espaço na África, Ásia, Oceania e hoje está em mais de 80 países, principalmente em nações em desenvolvimento, já que o cultivo não demanda tecnologia e pode ser explorado em pequenas áreas. Fácil de se adaptar a diferentes climas, há plantação em todos os estados do território nacional.
A mandioca pode ser cultivada até em solos pouco férteis, desde que sejam bem drenados. Solos argilosos pesados e solos compactados não são adequados, pois prejudicam o crescimento das raízes. O mais indicado é que o solo seja permeável, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5 e 6.
Origem histórica A origem da mandioca ainda é controversa, alguns acreditam que a mandioca teria sua origem nas Américas Central e do Sul e outros crêem que sua origem estaria no cerrado brasileiro e posteriormente alcançado a Amazônia.
Nigéria
Modo de Preparo do Cozimento:
Como cozinhar mandioca na panela normal Inicie descascando, cortando e lavando a mandioca. Na sequência, coloque-a na panela, cubra com água e adicione uma colher de sopa de sal. Deixe-a cozinhando por cerca de 30 minutos. Desligue o fogo quando a mandioca estiver macia.
Sim! Se a raiz estiver cozida al dente você pode congelar depois de resfriar. A textura final não é ideal para consumir como salada por exemplo, mas fica perfeita depois de frita ou assada com um fio de azeite. Sem dúvidas a melhor forma de congelar a mandioca é descascada e crua.