EQST

O Que Uma Situacionalidade?

O que é uma Situacionalidade?

Os princípios de textualidade são uma série de aspectos ou requisitos os quais um texto necessita apresentar para ser considerado como tal. ... De acordo com o autor, amparando-se no que diz Beaugrande (1997), a situacionalidade refere- se à relação entre evento textual e a situação em que ele ocorre.

Como identificar a intertextualidade?

Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.

O que significa intertextualidade e cite um exemplo?

Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro existente. Exemplos de obras intertextuais incluem: alusão, conotação, versão, plágio, tradução, matitê e paródia. ...

O que é intertextualidade e quais os tipos?

A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). ... Já a intertextualidade implícita não estabelece uma relação direta com o texto fonte, por isso, exige do leitor mais atenção e análise para entender a referência do conteúdo.

Quais os tipos de intertextualidade defina os e dê exemplos?

Intertextualidade explícita: nota-se logo o intertexto na superfície textual, ou seja, geralmente há citação da fonte original; Intertextualidade implícita: não se encontra de imediato o intertexto aplicado, ou seja, é necessária maior atenção do leitor, uma vez que não aparece a citação do texto-fonte.

O que é alusão e exemplos?

Alusão é a citação, referência ou menção, indireta e breve sobre algo ou alguém. Normalmente, a alusão serve como um mecanismo de retórica que ajuda a exemplificar determinada ideia, colocando-a em comparação com algo que lhe seja similar. ... Exemplo: “As cores da camisa do rapaz fazem alusão à bandeira da Alemanha”.

O que é uma referência intertextual?

Referência explícita ou implícita que um texto faz de outro pré-existente. Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos.

O que é uma paródia exemplos?

A paródia é maioritariamente utilizada com finalidade jocosa e satírica. Assim, sendo engraçada e crítica, promove não só um momento de fruição, mas também de reflexão. Exemplos de paródia: Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé.

O que é uma paródia é como se faz?

A paródia consiste na recriação de um texto conservando a ideia central do hipertexto (texto de referência), mas atribuindo a ele efeitos mais sarcásticos, humorísticos e críticos.

Quais são os tipos de paródia?

Principais características

  • Paródia verbal: ocorre a alteração de uma ou outra palavra do texto.
  • Paródia formal: em que o estilo e os efeitos técnicos de um escritor são usados para promover zombaria.
  • Paródia temática: em que se faz a caricatura da forma e do espírito de um autor.

O que é uma paródia resposta?

Resposta: A paródia é uma releitura cômica de alguma composição literária, que frequentemente utiliza ironia e deboche. Ela geralmente é parecida com a obra original, e quase sempre tem sentidos diferentes.

Como se faz uma paródia?

substantivo feminino Imitação irônica, jocosa; obra que imita outra, com o propósito de satirizar ou ridicularizar seu conteúdo: seu filme será uma paródia da vida americana. Qualquer imitação cômica, caricata, que causa riso ou zombaria: com sua paródia, o autor mostra o ridículo da condição humana.

O que é paródia e suas características?

Na paródia acontece à reformulação de um texto, entretanto o autor usa como base um discurso já existente e opõe-se a ele. A paródia se baseia em um caráter contestador. Além disso, existe uma alteração do discurso original, seja para fazer uma crítica ou para marcar uma sarcasmo e ironia.

O que é paródia para que serve?

A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. O seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria.

Como fazer uma paródia de uma história?

Por exemplo, na paródia dramática, pode-se utilizar fatos históricos e modificá-los de maneira cômica; na paródia poética, pode-se utilizar textos ou poemas preexistentes e modificá-los de acordo com o contexto histórico ou tema estudado; na paródia gráfica, enfim, pode-se pegar uma história em quadrinhos ou tirinha, ...

O que é a paráfrase?

Paráfrase é um tipo de texto elaborado com base em outro já existente e conhecido pelos leitores, mantendo a ideia do texto original. ... Parafrasear significa “Interpretar um texto com palavras próprias, mantendo seu sentido original” (in Dicio.com.br).

Para que serve a intertextualidade?

Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto. ... A intertextualidade pode ocorrer de várias formas, nos diversos gêneros: na prosa, na poesia, nas letras de música, na publicidade, nas imagens, na pintura,...

Qual a diferença entre textualidade e intertextualidade?

Aceitabilidade: refere-se à recepção do texto, à compreensão do interlocutor sobre a mensagem. Situcionalidade: refere-se ao contexto no qual o texto está inserido, seja na produção, seja na leitura. ... Intertextualidade: refere-se às relações discursivas entre diferentes textos.

Como a intertextualidade pode aparecer em textos?

A intertextualidade pode ser classificada conforme sua relação com o texto fonte, isto é, se aparece de forma direta (explícita) ou indireta (implícita). ... Explícita: os leitores identificam a intertextualidade de forma rápida por elementos e relação direta estabelecida com o texto fonte.

Qual a diferença entre metalinguagem e intertextualidade?

A intertextualidade é um recurso utilizado entre textos de forma que estabelece um diálogo entre eles. Ela pode ocorrer de maneira maneira implícita ou explícita. Já a metalinguagem é um recurso utilizado para descrever a própria linguagem que está sendo utilizada. Este conteúdo foi útil?

O que é uma metalinguagem exemplo?

A metalinguagem é usada quando se deseja falar da própria linguagem usada na comunicação, ou seja, quando a preocupação do emissor está voltada para o próprio código ou linguagem. O dicionário e a gramática são alguns exemplos. ... Para exemplificar, quando uma música fala de si mesma está usando a metalinguagem.

O quê metalinguagem exemplos?

Exemplos de metalinguagem. Livros de gramática: é a gramática explicando gramática. Dicionários: são palavras explicando palavras. Fotografia: quando se tem a fotografia de uma fotografia.

O que é metalinguística exemplos?

6) Função metalinguística Esta função refere-se à metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. ... As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem. Exemplo: Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.

O que é um texto metalinguístico?

A metalinguagem acontece quando a linguagem se debruça sobre si mesma: a poesia feita sobre a própria poesia. Quando o poeta reflete sobre o fazer poético, parece explicar para si mesmo e para os leitores o momento catártico que permeia a criação e dá vida a um poema.

Como identificar uma função metalinguística?

A Função Metalinguística está presente no discurso que utiliza o código para explicar o próprio código. O que melhor define e caracteriza essa função é o uso da metalinguagem. Ela pode ser encontrada num vídeo que tenha como tema filmes, uma música ou um poema que fale sobre música ou poema, respectivamente.

O que é uma atividade Metalinguistica?

c) atividade metalingüística – capacidade de falar sobre a linguagem, descrevê-la e analisá-la como objeto de estudo (a gramática convencional).