Pontos Principais. A replicação do DNA é semiconservativa. Cada fita na dupla hélice atua como modelo para a síntese de uma nova fita complementar. O novo DNA é feito por enzimas denominadas DNA polimerases, que necessitam de um molde e um primer (iniciador) e sintetizam DNA na direção 5' para 3'.
O processo de replicação ocorre nos dois sentidos da fita de DNA. Na replicação, uma cadeia de DNA separa-se, nucleotídeos livres ligam-se nas fitas simples e, assim, duas novas moléculas surgem. ... O início da formação da nova cadeia de DNA ocorrerá da extremidade 3' do oligonucleotídeo iniciador.
Resposta: Assim como o RNA, o DNA é um polímero formado por nucleotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. ... Segundo esse modelo, o DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídios que se unem por suas bases nitrogenadas por meio das ligações de hidrogênio.
A unidade formadora é composta por três componentes: fosfato, pentose e base nitrogenada. A pentose presente no DNA é a desoxirribose, já no RNA trata-se da ribose e, por isso, a sigla DNA significa ácido desoxirribonucleico e RNA é o ácido ribonucleico.
Assim como o RNA, o DNA é um polímero formado por nucleotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. No caso do DNA, o açúcar é uma desoxirribose e as bases nitrogenadas podem ser adenina (A), citosina (C), guanina (G) ou timina (T).
As bases púricas variam em Adenina e Guanina, enquanto que as bases pirimídicas são classificadas em Timina, Uracila e Citosina.