Tipo de cálculo taxa ajuste, igual a:
O procedimento de Ajuste a Valor Presente nada mais é do que registrar Ativos e Passivos a prazo, pelo seu Valor Presente na data de registro inicial, segregando assim o valor equivalente ao custo financeiro embutido na operação a prazo.
O Ajuste a Valor Presente (AVP) é um cálculo utilizado para demonstrar o valor atual de um bem ou operação na escrituração contábil, no momento da sua publicação, respeitando a obrigação foi criada em 2007, pela Lei e as diversas normas publicadas ao longo dos anos.
O Ajuste a Valor Presente está disciplinado no Pronunciamento Técnico CPC 46, aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade e pela CVM, onde se indica os procedimentos para a sua mensuração. Segundo o CPC 46, “O valor justo é uma mensuração baseada em mercado e não uma mensuração específica da entidade.
Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 46 – Mensuração do Valor Justo, a definição de Valor Justo é: “o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data da mensuração”.
o Diferida: ocorre quando o vencimento do primeiro termo se dá no fim de um determinado número de períodos, a contar da data zero. O vencimento do último termo ocorre no fim de c + n períodos.
Quando a série de pagamentos (ou recebimentos) se inicia um período após a data zero, o fluxo recebe o nome de POSTECIPADO. Quando o início dos pagamentos ou recebimentos ocorre na data zero, o fluxo recebe o nome de ANTECIPADO.